ONU entrega medalhas à argentinos da UNFLIGHT no Chipre. As Nações Unidas reconheceram o trabalho dos membros da Força Aérea Argentina (FAA) que estão destacados na Missão de Paz no Chipre denominada United Nations Peacekeeping Force in Cyprus (UNFICYP). Durante a cerimônia de entrega da medalha – realizada dia 16/7, conhecida como “Desfile da Medalha” (“Medal Parade”), o Comandante da Força de Paz das Nações Unidas no Chipre, Major General Ingrid Gjerde, homenageou os integrantes da Unidad Aérea de la FAA, designada pela UN como UNFLIGHT.
O trabalho do pessoal da Força Aérea Argentina consiste em patrulhar a “Zona de Amortecimento” ou “Buffer Zone”, região neutra na qual estão localizadas as Forças das Nações Unidas (UN – United Nations). Eles também contribuem para fornecer apoio logístico às operações de paz e fornecer assistência emergencial, como evacuação médica quando necessário.
A medalha do pacificador é entregue aos capacetes azuis ao fim de sua missão, como símbolo do dever cumprido. Durante a cerimónia – que também marca a rotação da tropa após seis meses de missão, o chefe da Unidade Aérea, Vice-Comodoro Nicolás De Natale, disse: “Encontramo-nos aqui nesta situação excepcional, para entregar medalhas a um grupo de homens e mulheres que vieram servir pela paz no no meio de uma pandemia global sem precedentes. Desde 1974, esta missão tem evoluído de tal forma que o seu funcionamento, organização e condições de trabalho atingem o nível ideal de segurança. No entanto, a pandemia mudou tudo e todos. O nosso modo de vida mudou, assim como o nosso modo de trabalhar. Mesmo assim, eles têm-se mostrado à altura da tarefa. Esta missão deixou de ser o que era e começou a ser mais difícil e complexa do que nunca. Seu desempenho é marcante junto com sua lealdade e profissionalismo, como verdadeiros guerreiros do ar. Voltem para casa com suas famílias com a satisfação do dever cumprido e tenham orgulho do que fizeram”.
A MISSÃO DE PAZ NO CHIPRE
Chipre é a terceira ilha do Mediterrâneo e está localizada a 64 km da costa da Turquia. Está dividido em um setor do norte (cipriota turco) e um setor do sul (cipriota grego).
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu um espaço identificado como “Zona de Amortecimento”, denominado UNFICYP, onde existem 152 postos de observação e bases de patrulha que controlam a manutenção da estabilidade na região.
Em 1993, a FAA, junto com o Exército e a Marinha, passou a fazer parte da Força Tarefa “Argentina” a pedido da ONU. Cumpre missões de observação, reporte de incidentes com a consequente negociação e controle do “status quo” que lhe é atribuído.
Em 1994, a Força Aérea Argentina foi escolhida para substituir o esquadrão de helicópteros do Exército Britânico. A Unidad Aérea de la FAA é atualmente a UNFLIGHT da UNFICYP sendo composta por militares da VII Brigada Aérea e helicópteros Bell 212 e Hughes RH500D, que ostentam a famosa pintura branca com as marcas UN em preto na fuselagem.
Fonte: FAA
@CAS