Exército Indonésio recebeu mais dois helicópteros Bell 412EPi. O Tentara Nasional Indonesia-Angkatan Darat, ou Exército Indonésio (TNI-AD), recebeu mais dois helicópteros utilitários Bell 412EPi. A informação foi divulgada em 21 de julho, pelo fabricante PT Dirgantara Indonesia (PTDI).
Os novos helicópteros deixaram as instalações da linha de produção da PTDI, em Bandung, capital da província de Java Ocidental, em voo de entrega, ostentando as matrículas de testes HX-4146 (c/n 37028) e HX-4147 (c/n 37029). Quando entrarem em serviço no Centro de Aviação do TNI-AD (Puspenerbad), eles receberão as matrículas militares HA-5227 e HA-5228, respectivamente.
“Estamos entregando dois Bell Helicopters 412EPI para o 11º Esquadrão de Assalto na Base Aérea Ahmad Yani, Semarang. Expressamos nossa gratidão pela confiança contínua que nos foi dada pelo Ministério da Defesa e TNI-AD para continuar a contribuir com o fornecimento e suporte para as necessidades de equipamentos de defesa, tão necessários para realizar as principais operações do Puspenerbad”, disse Ade Yuyu Wahyuna, Diretor de Comércio da PTDI.
Os novos helicópteros serão operados pelo 11º Esquadrão de Assalto do Centro de Aviação do Exército (SkUAD 11), sediado na Base Aérea Ahmad Yani de Semarang, contígua ao Aeroporto Achmad Yani (IATA: SRG / ICAO: WAHS), em Semarang, Java.
O Bell 412EPI é capaz de transportar 15 pessoas, sendo um piloto e 14 passageiros. O helicóptero está equipado com um motor Pratt & Whitney PT6T-9 Twin Pac, com 13% mais de potência de decolagem do que a versão que equipa o Bell-412EP. Ele está equipado com Single Pilot IFR (SPIFR) para controle de quatro eixos, sistema Bell 412EPI Helicopter Avionics que é altamente personalizável e configurável para uma variedade de necessidades operacionais.
Segundo as informações do fabricante, o Bell 412EPi pode ser armado com metralhadora M134D Minigun, em colaboração com a Dillon Aero, que fornece treinamento e suporte para a instalação e testes estáticos e dinâmicos (tiro real). A Minigun M134D utiliza munições calibre OTAN de 7,62 × 51 mm produzido pela PT Pindad (Persero).
Fonte: PTDI