USAF cancela sensor de obstáculo para helicópteros C-SAR. Sem muito alarde, a USAF está cancelando um programa que visava equipar seus helicópteros de regate em combate (C-SAR) Sikorsky HH-60G Pave Hawk com sensores que ajudam os pilotos a evitar obstáculos potencialmente fatais, que não podem ser vistos pela tripulação durante operações com visibilidade restrita.
Há tempos a comunidade de helicópteros militares dos Estados Unidos – liderada pelo US Army busca uma solução tecnológica que permita aos pilotos ver através das nuvens de fumaça e poeira levantadas pelo downwash do próprio helicóptero, bem como ver obstáculos difíceis de localizar, como fios elétricos ou cercas. Sensores de degradação visual do ambiente (DVE – Degraded Visual Environment) estão atualmente sendo empregados 160th Special Operations Aviation Regiment (160th SOAR), uma unidade de resgate em combate do US Army em aeronave MH-60M, HH-60M e MH-47G Chinook.
Era um desses sensores, fabricado pela Sierra Nevada Corp., que a USAF planejava instalar em seus helicópteros HH-60G Pave Hawk. Em 2019, a Força Aérea concedeu à Sierra Nevada um contrato de US$ 75 milhões para instalar Degraded Visual Environment Systems (DVES) em 85 helicópteros HH-60G Pave Hawk.
O sistema DVE funde dados em tempo real de uma série de sensores, incluindo o radar de ondas milimétricas, o sistema de detecção e alcance de luz (LIDAR – Light DEtection And Ranging), FLIR e vários dados dos aviônicos para para fornecer ao piloto “visão sintética” em meio a chuva extrema, neblina , fumaça, poeira e outras obstruções, de acordo com a empresa.
Até o ano fiscal atual, o serviço gastou cerca de US$ 50 milhões para se preparar para a integração de sensores DVE no HH-60, mas o financiamento para continuar o programa foi excluído da solicitação de orçamento de 2022 da Força Aérea.
Segundo a USAF, a decisão de não comprar mais nenhum equipamento DVE para o HH-60G foi tomada com base em um desinvestimento acelerado da aeronave antes de sua substituição pelo novo HH-60W. O General Richard Moore, diretor de programas do do Estado-Maior da Força Aérea para planos e programas, disse que a instalação de sensores DVE no HH-60G seria cara e não seria concluída antes de a aeronave ser retirada de serviço.
A USAF encomendou 105 HH-60W Jolly Green II, onde dois já foram entregues e com isto os 82 HH-60G Pave Hawk começarão a ser retirados de serviço, sendo totalmente desativados até dezembro de 2026. Com isto, se fez “sentido fiscal” adiar os sensores DVE para uma futura atualização do novo helicóptero ao modelo W.
A Força Aérea financiou o HH-60W para uma “configuração mínima de combate”, com planos para “modificações adicionais”. A Sikorsky já tem um contrato de US$ 1 bilhão para atualizações no HH-60W, mas o DVE, não está listado entre os aprimoramentos planejados pela USAF. Eles incluem aviônicos (hardware e software), estruturas, correções de relatórios de deficiências e sistemas de treinamento, que serão concluídos em cinco anos.
Uma das pergunta que ficaram no ar é se não iria se possível implantar o DVE antes da desativação do HH-60G, porque aprovar um investimento de US$ 59 milhões?
@CAS