KC-390 inicia testes em pistas não preparadas. A Embraer iniciou neste mês de julho testes com o KC-390 Millennium visando homologar a aeronave para operações em pista não-pavimentadas. Os ensaios estão sendo conduzidos em um pista de 1800 m construída junto a planta de Gavião Peixoto/SP. As avaliações serão realizadas nas próximas semanas para analisar a operação efetiva da aeronave multimissão em pistas não preparadas, ou seja, não asfaltadas.
As fotos divulgadas ontem, mostram o protótipo PT-ZNJ (c/n 3900002), decolando de uma pista de terra ao lado da pista de GPX. A pista não tem nenhum recurso, como balizamento ou marcações. Toda a operação e os ensaios são no “estilo rústico” de operação. Estes ensaios visam não só a operação da aeronave em missões militares em áreas sem um aeroporto convencional, mas também servem de parâmetro para os futuros testes para a operação Antártica.
O KC-390 vem sendo testado em vários cenários nos últimos meses, desde aqueles mais operacionais como missões de reabastecimento em voo, transporte aerologístico e lançamento de paraquedistas e carga, até o transporte VIP, feito recentemente com a realização da primeira missão presidencial empregando um kit VIP e agora operações em pistas não preparadas.