Chegam à Nigéria os seis primeiros A-29B Super Tucanos. Os seis Embraer/Sierra Nevada A-29 Super Tucano da Força Aérea Nigeriana (NAF), chegaram ao país africano na quinta-feira (22/07), após uma semana em voo de translado desde os EUA. As aeronaves chegaram ao Aeroporto Internacional Mallam Aminu (IATA: KAN / ICAO: DNKN), em Kano, no norte da Nigéria, onde foram recebidas pelo Ministro da Defesa, Major General Bashir Magashi (Rtd), e demais autoridades.
Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, as seis aeronaves de combate e um Dornier 328-110 do 328 Support Services (D-CAAN) de apoio e suporte, deixaram os Estados Unidos em 14 de julho, e passaram pelo Canadá, Espanha, Groenlândia, Islândia e Argélia antes de chegar à Nigéria. Eles serão oficialmente comissionados em agosto. Até o final do próximo mês de outubro, os seis Super Tucanos restantes serão entregues pela fábrica da Embraer/SNC à NAF.
Dois tipos diferentes de camuflagens foram aplicadas neste primeiro lote de A-29 nigerianos, sendo duas aeronaves, matrículas provisórias 19-2039 e 19-2040, com a camuflagem de selva (verde escuro) e os quatro restantes, 19-2033, 19-2034, 19-2036 e 19-2038, a camuflagem de deserto (areia).
Em 2017, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou a venda dessas aeronaves para a Nigéria, depois que o acordo foi congelado pelo presidente anterior, Barack Obama, após a Força Aérea Nigeriana bombardear um campo de refugiados. Desta forma, em 28 de novembro de 2018, o Departamento de Defesa dos EUA assinou um contrato de US$ 329 milhões com a Sierra Nevada Corporation, para a produção de 12 A-29 Super Tucanos o Governo da Nigéria, com um aditivo para que seis aeronaves sejam equipadas com sistemas Forward Looking Infrared (FLIR).
O primeiro Super Tucano nigeriano voou em abril de 2020 e, no final daquele ano, seis aeronaves foram enviadas para a Base Aérea da USAF de Moody, na Geórgia, para treinamento de conversão de pilotos, engenheiros e técnicos da NAF. Atualmente, uma equipe de americanos estão na Base Aérea de Kainji, Nigéria, acompanhando e supervisionando a construção da infraestrutura que irá receber os A-29, o que está previsto no contrato assinado entre ambos países.
A nova aeronave ajudará a Nigéria a combater a crescente insegurança, incluindo sequestros em escolas no noroeste, insurgências islâmicas no nordeste e sequestros para resgate e assaltos à mão armada em todo o país. Para isso, espera-se que os Super Tucano sejam armados com bombas guiadas Paveway II e foguetes guiados a laser.
@FFO