Spotter recebe reconhecimento de piloto da USAF por “salvar sua vida”. No último dia 13 de julho, o “spotter” de aviação Ian Simpson, fotografou um caça F-15E Strike Eagle do 492nd Fighter Squadron da USAF, logo após a decolagem da base britânica de Lakenheath, com chamas em um dos motores.
Assustado com a cena, imediatamente Simpson ligou para o comando da base aérea, alertando para o fato anormal. Ao receber o contato do “popular local” sobre o que havia visto na decolagem, o comando acionou o controle de tráfego aéreo para avisar ao piloto do Strike Eagle, o Maj. Grant Thompson, que retornou e pousou em segurança.
Em uma entrevista à BBC UK, o Maj. Thompson disse que não havia percebido nenhum problema com o seu avião, e que a decolagem foi absolutamente normal. Ao receber o contato do controlador de voo informando sobre o fato relatado por “um popular”, um dos outros caça da formação se posicionou atrás do F-15E de Thompson, e percebeu que havia algo errado com um dos motores. “Foi então que decidimos trazer a aeronave de volta com segurança”, disse o piloto.
Simpson está acostumado a assistir decolagens e fotografar aeronaves militares na Base Aérea de Suffolk, EUA. “Foi realmente chocante ver as chamas, Você normalmente vê a pós-combustão, que eles usam para decolar. Mas isso, normalmente é desligado assim que eles saem da pista”, disse o spotter.
Na última quarta-feira (21/07), o Maj. Thompson foi ao encontro do spotter Ian Simpson, onde pôde agradecê-lo pessoalmente por evitar um acidente em potencial. “A ação rápida de Simpson, salvou 100% as nossas vidas”, disse o militar, acrescentando que a iniciativa do spotter foi “incrível”. Como gesto de agradecimento, o piloto entregou alguns presentes para o Simpson, inclusive retirou a bolacha do Esquadrão do seu macacão e entregou ao spotter.
@FFO