Malásia deverá emitir uma RFP para um lote de caças indianos LCA Tejas. A Tentera Udara Diraja Malaysia, ou Real Força Aérea da Malásia (TUDM), deverá emitir até o próximo mês de setembro, uma Solicitação de Proposta (RFP – Request for Proposal) para a estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL), envolvendo a aquisição de um lote de caças LCA Tejas.
A informação foi divulgada pelo jornal Financial Express Online, citando uma fonte militar de alta patente. Este jornal, entrevistou no início deste ano o Presidente da Hindustan Aeronautics Limited, Sr. R Madhavan. Na ocasião, Madhavan teria dito que diversos países do Sudeste Asiático e do Oriente Médio demonstraram interesse no LCA Tejas Mk 1A.
Em abril publicamos aqui no Site da RFA que oficiais da RMAF estariam viajando para Bengalore, Índia, para conhecer de perto as instalações da HAL e, particularmente, o caça HAL Tejas.
A Índia está oferecendo à Malásia a mais recente variante do Tejas, a Mk.1A que apresenta maior capacidade de manobra, aerodinâmica, baixa assinatura de radar, menor custo de manutenção, bem como um radar AESA, sistemas de autoproteção (RWR, ECM, Chaff e flare),. A proposta indiana também prevê a abertura de uma instalação de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) na Malásia para garantir alta disponibilidade da aeronave. Segundo a HAL seu preço atual gira em torno de US$ 42 milhões por unidade.
Além do HAL Tejas, receberam RFP do governo malaio o sul-coreano KAI F/A-50, o italiano Leonardo M346A, o chinês CAC/PAC JF-17 e o russo Yakolev Yak-130.
Fontes do jornal afirmaram que a aeronave indiana lidera a lista de concorrentes de um novo caça para a Malásia, pois seria mais o barato de todos os concorrentes, sem contudo, citar os valores de cada proposta, bem como o que foi oferecido além das aeronaves.
A concorrência por uma Light Combat Aircraft começou em 2017. com a necessidade de um novo treinador que inicialmente substitua os Aermacchi MB-399 e BAE Hawk e, na sequência, assuma um papel de LIFT (Lead-In Fighter Training) na TUDM. Oficialmente o governo de Kuala Lumpur planeja comprar inicialmente 12 jatos com opção de 24 adicionais.
@FFO