Novos Super Tucanos da Força Aérea da Nigéria à caminho da África. Os seis primeiros Embraer/Sierra Nevada A-29B Super Tucano da Força Aérea da Nigéria (NAF), deixaram os EUA no último dia 14/07, em voo de translado para a Nigéria. A informação foi divulgada em nota oficial do Comando da NAF.
Em 19 de julho, o sexteto foi fotografado em uma escala no Aeroporto de Prestwick, Reino Unido, acompanhado de uma aeronave de apoio Dornier 328, registro civil D-CAAN. Os Super Tucanos nigerianos estão utilizando provisoriamente matrículas militares americanas, e código de chamada no radio “RAVEN”, conforme:
19-2033 “RAVEN 81” (futuro NAF 845) – camuflagem padrão “Areia”
19-2034 “RAVEN 82” – camuflagem padrão “Areia”
19-2036 “RAVEN 83” – camuflagem padrão “Areia”
19-2038 “RAVEN 91” – camuflagem padrão “Areia”
19-2039“ RAVEN 92″ – camuflagem padrão “Verde”
19-2040“ RAVEN 93” – camuflagem padrão “Verde”
Interessante observar que as aeronaves estão divididas com dois tipos diferentes de camuflagem, e serão usados pela NAF em missões em regiões de deserto e selva.
Os Embraer/SNC A-29B CAS (Close Air Support / Apoio Aéreo Aproximado) fazem parte de um contrato assinado entre os EUA e a Nigéria envolvendo a venda de uma dúzia de aeronaves, treinamento, além da construção de infra-estrutura no país africano. Essas aeronaves irão atuar em ações de combate e assaltos aéreos de combate a insurgência e grupos terroristas que atuam no norte da Nigéria.
No dia 20 de julho, os Super Tucanos estavam a caminho de Zaragoza, Espanha. A rota prevista divulgada pela NAF previa paradas no Canadá, Groenlândia, Islândia, Espanha, e a última na Argélia, antes de chegarem na Base Aérea de Kainji, Nigéria.
Em novembro de 2018, a Sierra Nevada Corporation e a Embraer Defense & Security receberam o contrato para entregar 12 aeronaves de ataque leve A-29B Super Tucano à Força Aérea da Nigéria. O contrato inclui dispositivos de treinamento de solo, sistemas de planejamento de missões, sistemas de informações da missão, peças de reposição, equipamentos de apoio no solo e suporte logístico.
@FFO