Typhoons realizam reabastecimento tático na Noruega. A Royal Air Force (RAF) anunciou a conclusão bem-sucedida em 20 de julho de um exercício de reabastecimento tático na Noruega, que testou as capacidades de reabastecimento baseada em terra em um local de operação avançada e dispersa. Na ocasião foram empregado caças Eurofighter Typhoon FG4 do Sq II(AC) da RAF Lossiemouth.
Como parte desse exercício, os Typhoons voaram da RAF Lossiemouth para a Estação Aérea Principal de Bodø (ENBO), no condado de Nordland, na Noruega, para testar o conceito de reabastecimento tático – quando a aeronave é reabastecida acionada, isto é, com o motores “girando”. Os caças multifuncionais foram apoiados por um Airbus A330-243MRTT Voyager KC2 e um transporte tático Airbus A400M Atlas C1, ambos da RAF Brize Norton, Oxfordshire.
Este desdobramento é um dos primeiros de numa série de exercícios, que procuram desenvolver as competências de interoperabilidade necessárias para trabalhar com aliados e parceiros da OTAN de vários locais dispersos em toda a Europa a curto prazo.
“Um elemento-chave do conceito é a capacidade de reabastecer taticamente os Typhoons no solo, o que é necessário para realizar a operação dispersa da aeronave”, acrescentou a RAF.
Além disso, este exercício forneceu aos pilotos de Typhoon britânicos uma oportunidade de desenvolver e praticar táticas e procedimentos conjuntos com dois Lockheed Martin F-16AM (MLU) operados pelo 331 Skvadron da Royal Norwegian Air Force (RNoAF) sobre o mar da Noruega.
@CAS