Agência do governo britânico corta orçamento do projeto FCAS Tempest. A Autoridade de Infraestrutura e Projetos do Governo do Reino Unido (IPA – Infrastructure and Projects Authority), publicou em 15 de julho o seu relatório anual, onde apresenta um corte de GBP450 milhões (US$ 612 milhões) no orçamento do projeto do Tempest Future Combat Air System (FCAS).
Em sua avaliação sobre o projeto que desenvolve o futuro substituto dos caças Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF), a IPA classificou o programa Tempest com risco “âmbar/vermelho”, ou seja, com sérios problemas aparentes em uma série de pontos-chave. O documento ainda revelou pela primeira vez, o nível de financiamento que o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) destina para o projeto Tempest, que gira em torno de GBP 9,46 bilhões.
A IPA informou que o MoD limitou os gastos nos primeiros quatro anos do programa Tempest em GBP 12,8 bilhões, apesar da Revisão Integrada de Segurança, Defesa, Desenvolvimento e Política Externa do Reino Unido, no mês de março, alocar cerca de GBP 1,65 bilhão para a fase de avaliação do conceito da nova aeronave.
“O nível de investimento foi significativamente menor do que o necessário, no entanto, preserva a viabilidade do programa dentro dos parâmetros atuais, mas adiciona um risco geral significativo ao programa, particularmente para a data presumida para a capacidade operacional inicial. A fase de conceito e avaliação fornecerá a evidência da viabilidade do programa, incluindo o nível de investimento adicional e/ou outras opções para o fornecimento aeronaves de combate. Os investimentos e marcos além desta fase estão sujeitos a uma margem de erro em termos de tempo, custo e desempenho que será refinado antes do próximo ponto de decisão”, disse a IPA.
Fonte: Janes Defense