Voa o 1º helicóptero AW101 da Marinha Polonesa. O primeiro helicóptero Leonardo AW101 Merlin destinado à Marinha da Polônia realizou seu primeiro voo no dia 19 de julho a partir da planta da fábrica em Yeovil, Reino Unido. A aeronave matriculada ZR285, é parte de uma encomenda de quatro unidades, realizada pelo Ministério da Defesa Nacional da Polônia em 2019, para cumprir missões antissubmarino (ASW) e de Combat-SAR (C-SAR).
O voo foi destinado a comprovação de verificações funcionais dos sistemas principais, bem como do sistema de controle em voo e verificações do comportamento do motor, em várias faixas de velocidade. Com os resultados satisfatórios, o envelope de voo será agora ampliado, com testes que visam explorar os equipamentos de missão instalados sob medida
na aeronave e de acordo com os requisitos da Marinha da Polônia. Estão previstos um total de 700 horas de teste em voo nas quatro células.
Em abril de 2019, a empresa anunciou que forneceria quatro AW101 e um abrangente pacote de logística e treinamento integrados o Ministério da Defesa Nacional da Polônia ao custo de US$430 milhões com entregas até o final de 2022. A empresa polonesa PZL-Świdnik, atua como o contratante principal e é responsável por toda a execução do contrato.
.
O AW101 da Aviação Naval da Polônia será equipado com o que existe de mais moderno em termos de sistemas de missão, incluindo piloto automático com modo SAR, datalink, navegação tática, sistema de autoproteção (passivos e ativos), um rádio tático, radar de reconhecimento, FLIR e transponder no modo S.
Também será equipado com uma metralhadora de 12,7 mm e um holofote. A aeronave será otimizada com equipamentos médicos e de resgate, incluindo dois guinchos e um sistema de transporte de cargas externo. Para missões no mar, os quatro AW101 serão equipados com um sistema de flutuação de emergência, botes salva-vidas e um kit de sobrevivência para climas frio.
“Este foi o primeiro voo da nova aeronave AW101 ASW construída aqui em Yeovil para os militares poloneses. O voo representa não apenas o culminar dos processos de design e produção, mas também o início da fase de testes completos de desenvolvimento da aeronave. Espera-se que haja um total de 700 horas de teste de voo nas quatro células, o que confirmará o funcionamento correto de cada aeronave, bem como desenvolver e validar uma ampla gama de missões e alterações específicas do cliente, se comparado ao AW101 padrão”, comentou Miles Barnett, piloto de teste sênior da Leonardo (Reino Unido).
O AW101 está em serviço em algumas das nações mais importantes da OTAN, como a Itália,
Reino Unido, Canadá, Dinamarca, Noruega e Portugal.