Su-75 é apresentado no MAKS 2021. Hoje, 20 de julho, durante a abertura do Salão Internacional de Aviação e Espaço MAKS 2021 em Moscou, foi apresentado oficialmente o Sukhoi Su-75 Checkmate, o mais novo caça stealth de 5ª geração russo. A apresentação contou com a presença do presidente russo Vladimir Putin, que inspecionou pessoalmente o protótipo. “The Checkmate” visa não só reequipar a Força Aérea Russa (Voyenno-Vozdushnye Sily Rossii – VVS), mas também, está de olho no mercado internacional.
O Su-75 é um caça furtivo, monomotor considerado uma evolução do Su-57 Felon. O Su-75 promete reaver as exportações perdidas pelo Felon para a Índia e China, que refutaram a comprar o Su-57 justamente pelos erros de design e desempenho.
Aos poucos, novos detalhes vão surgindo, como a opção por um painel tipo WAD – Wide Area Display. Outro ponto interessante é a ausência de profundores, o que denota que os controles de rolagem são feitos pela superfícies móveis do bordo de fuga das asas, em conjunto com o leme duplo. Outro em destaque é a entrada de ar única, abaixo da cabine, que é angulada a 45º, que contrasta com diversos outros “ângulos retos” da fuselagem, típicos de uma aeronave stealth.
A camuflagem é “digitalizada em dois tons de cinza”. Uma coisa interessante é o registro RF-00075 com número “75 Blue”, que parece apontar para a designação Su-75. A primeira vista ele seria um competidor para o americano Lockheed Martin F-35 e o chinês Shenyang FC-31.
Porém, não foram ainda, divulgados dados mais precisos e nem quando seria o roll-out do primeiro protótipo – o modelo da MAKS 2021 é um mock-up funcional em escala real, tão pouco primeiro voo e quando estaria disponível para entrar em serviço.
A MAKS ocorre entre os dias 20 e 25 de julho de 2021 no Aeroporto Internacional de Jukovsky, em Moscou.
@CAS