Bell volta a fabricar o UH-1Y. A empresa americana Bell Textron Inc., reiniciou a produção do helicóptero UH-1Y Venom para um operador internacional. A Crestview Aerospace concluiu a fabricação da primeira das oito cabines nas suas instalações em Crestview, Flórida. A aeronave concluirá a montagem final no Centro de Montagem Bell, Amarillo – Texas. Os helicópteros fazem parte do contrato assinado 2020 com o Departamento de Defesa dos EUA (US DoD) para a produção de oito H-1Y e quatro AH-1Z para a República Tcheca.
“A Crestview Aerospace está honrada e grata pela oportunidade de trabalhar com a Bell na produção contínua da cabine UH-1Y para o primeiro cliente internacional”, disse Paul Kohlmeier, vice-presidente sênior de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Crestview Aerospace. “Crestview continua a incorporar a mesma alta qualidade e confiabilidade aos helicópteros Venom internacionais que sustentam as aeronaves atualmente operadas pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos em todo o mundo.”
Bell entregou o último UH-1Y de 160 unidades para o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) em abril de 2018, e desde então a linha estava fechada, ao contrário da linha do AH-1Z, que seguiu as entregas de 189 AH-1Z, previstas para serem concluídas até o final de 2022. Ao todo, a produção da linha H-1 para o USMC é de 349 UH-1Y/AH-1Z.
O UH-1Y compartilha 85 por cento das peças em comum com o AH-1Z. A semelhança entre as aeronaves permitiu que as cadeias de suprimentos e de componentes críticos permanecessem ativas durante a produção do AH-1Z para o USMC.
“Tempo, logística e horas-homem são todos recursos estratégicos”, disse Mike Deslatte, vice-presidente e diretor do programa H-1 da Bell. “A comunalidade ajuda a garantir que tudo entre o Viper e o Venom, desde a fabricação, manutenção e atualizações, permaneça perfeito enquanto fornece custos de programa e ciclo de vida mais baixos. É uma vantagem tática real em vários níveis. ”
O UH-1Y e o AH-1Z compartilham os mesmos motores, sistema de missão integrado e componentes dinâmicos, como o sistema de rotor de quatro pás. Ambas as aeronaves são especificamente projetadas e produzidas para operações expedicionárias. Juntos, eles fornecem um espectro completo de operações militares.
Além da produção para o USMC até 2022, a Bell tem dois contratos assinados de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) em produção: Bahrain (12 AH-1Z) e República Tcheca (4 AH-1Z e 8 UH1Y).
@CAS