As vésperas da MAX-2021 surgiram novas imagens feitas no local onde ele será exposto. Apesar de ainda estar envolto em algum mistério, as primeiras informações vidas da Rússia dão conta que o novo caça stealth de 5ª geração será um monomotor designado Su-75 Checkmate.
A mídia russa afirma, sem citar suas fontes, que o Su-75 é um caça furtivo que corrigiu todas as deficiências e erros do Su-57. Segundo a mesmas fontes, esse fato abre caminho para ele seja exportado, talvez para a Índia e China, que refutaram a comprar o Su-57 justamente pelos erros de design e desempenho. Curiosamente, a aeronave parece ter um compartimento lateral que pode ser semelhante ao compartimento de armas do Su-57 Felon.
Além da camuflagem digitalizada, uma coisa interessante é o registro RF-00075 com número “75 Blue”, que parece apontar para a designação Su-75. A primeira vista ele seria um competidor para o americano Lockheed Martin F-35 e o chinês Shenyang FC-31.
Nesta semana, a United Aircraft Corporation da Rússia (UAC), parte da empresa estatal de tecnologia Rostec informou que planeja revelar a nova aeronave militar no primeiro dia da feira aeroespacial internacional MAKS-2021.
“A empresa Sukhoi está desenvolvendo um avião tático leve monomotor com peso de decolagem de até 18 toneladas. A velocidade máxima do avião será acima de 2 Mach. Ele também terá super manobrabilidade e desempenho aprimorado de decolagem e pouso, graças a um motor com controle de empuxo vetorado. A relação empuxo/peso do avião ficará acima de 1”, informou a agência de notícias TASS.
@CAS