Incidente com F-16AM da Força Aérea da Romênia. Em 13 de julho, um caça F-16AM da Fortele Aeriene ale Romanei, ou Força Aérea da Romênia (FAR) sofreu um incidente durante um voo de treinamento de tiro ar-solo. Conforme o comunicado da FAR, o piloto declarou emergência e retorno para a sua base, onde pousou em segurança.
“Na terça-feira, 13 de julho, o piloto de uma aeronave F-16 Fighting Falcon operada pelo 53º Esquadrão de Aviação de Caça, da Força Aérea Romena, relatou um incidente de voo que ocorreu durante a execução de um treinamento de combate ar-solo na área de Malina range, Condado de Galati”, informou o comunicado oficial da FAR.
Conforme relatos, a aeronave seria a matrícula 1608, operada pela Escadrilla 53 “Warhawks”, sediada na Baza 86 Aeriana, Fetesti-Borcea (ICAO: LRFT). O evento ocorreu durante uma missão de ataque ao solo, e ao piloto efetuar o lançamento de uma bomba de treinamento, houve o desprendimento inadvertido e descontrolado de um tanque de combustível externo, além de algumas peças da asa direita. Como a aeronave estava em uma área restrita para o exercício, nenhuma estrutura foi atingida no solo.
O piloto agiu de acordo com o procedimento padrão nessas situações, declarando emergência e retornando em segurança para a base aérea. Uma comissão nomeada pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica irá investigar as causas do incidente.
Fonte: Fortele Aeriene ale Romanei