Força Aérea Turca recebeu o oitavo F-16D modernizado. A Turkish Aerospace Industries Inc. (TUSAŞ) entregou o oitavo F-16D Fighting Falcon modernizado para a Türk Hava Kuvvetleri, ou Força Aérea da Turquia (HVKK). A aeronave, matrícula 86-195, passou pela revisão estrutural em nível de parque e conversão para o Bloco 30, realizada sob a coordenação da Presidência das Indústrias de Defesa (SBB – Savunma Sanayii Başkanlığıa).
Originalmente, as células dos F-16D tem limite operacional de oito mil horas de voo, e com esta modificação estrutural poderá voar mais quatro mil horas, ou aproximadamente mais 20 anos. Nesta primeira fase de revisão, as aeronaves recebem os kits de reforço estrutural, recebidos da Lockheed Martin EUA. Para cada jato, são necessárias cerca de 1.200 a 1.800 horas-homem de trabalho. Em uma segunda etapa do projeto Block 30, a SBB prevê a atualização dos aviônicos e softwares embarcados.
Conforme o planejamento inicial da HVKK, serão modernizadas 35 aeronaves, sendo 25 nas instalações da TUSAŞ, e as restantes no Centro de Abastecimento e Manutenção de Aviação de Eskişehir. Espera-se que todas aeronaves deste primeiro lote estejam modernizadas em cinco anos.
Atualmente a HVKK possui cerca de 216 caças F-16 C/D Block 30/40/50, grande parte montados e modernizados pelas Turkish Aerospace Industries. Além desta modernização, a empresa está produzindo 30 novas aeronaves F-16 Bloco 50+ para a Força Aérea Turca.
Fonte: SBB