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Pentágono busca motor opcional para o F-35

19 de julho de 2021
Pentágono busca motor opcional para o F-35.  O Program Executive Officer do JSF confirmou esta informação ao congresso no dia 13 de julho (Foto: USAF).
Pentágono busca motor opcional para o F-35. O Program Executive Officer do JSF confirmou esta informação ao congresso no dia 13 de julho (Foto: USAF).

Pentágono busca motor opcional para o F-35. O Pentágono está considerando opções alternativas ao motor do Lockheed Martin F-35 Lightning II, devido à dificuldade de sustentação do sistema de propulsão e à necessidade futura de melhor desempenho operacional face a evolução do projeto.

O Tenente General Eric Fick, oficial executivo do programa F-35 (PEO – Program Executive Officer), disse a uma sessão da Câmara Dos Deputados Federais dos EUA em 13 de julho que os custos e a sustentação do turbofan Pratt & Whitney F135-PW-100 são desafiadores. O F135 tem 28,000 lbf (120 kN) de empuxo em potência militar e 43,000 lbf (190 kN) com p-os-combustão. Com isto, o Pentágono, começará a arcar com esses custos na manutenção do sistema à medida que o programa se aproxima da primeira remoção programada de 2 mil horas do motor.

O Pentágono está considerando alternativas de motor F-35 devido à dificuldade de sustentação do F135 e uma necessidade esperada de melhor desempenho do sistema de propulsão no futuro. 
(Pratt & Whitney).
O Pentágono está considerando alternativas de motor F-35 devido à dificuldade de sustentação do F135 e uma necessidade esperada de melhor desempenho do sistema de propulsão no futuro. 
(Pratt & Whitney).

Além disso, o Ten Gen Fick disse que o Pentágono provavelmente precisará de maior potência e capacidade de gerenciamento térmico do sistema de propulsão do F-35 depois que as modificações e atualizações do Bloco 4 forem implementadas. Na prática será necessário avaliar as opções de um novo motor para F-35, que poderá ser uma nova variante do F-135 ou mesmo um novo propulsor.

“O PEO vai trabalhar com os serviços da USAF, da US Navy e do US Marine Corps para explorar opções e alternativas para resolver os problemas do sistema de propulsão do F-35 no futuro”, disse o Ten Gen Fick.

O Ten Gen Fick disse ainda que visitou uma instalação da GE Aviation em Evendale, Ohio, a cerca de seis semanas atrás, e viu o trabalho da empresa no Programa de Transição de Motor Adaptável (AETP – Adaptive Engine Transition Program) da USAF. Embora tenha dito que estava impressionado, o Ten Gen Fick acrescentou que há muito trabalho a ser feito antes que o sistema AETP da GE Aviation se torne um motor de produção.

Independe se a GE conseguir satisfazer o PEO e os operadores, a possibilidade de uma remotorização do F-35 abre um mercado interessante, com mais de 3 mil aeronaves.

@CAS

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