US Navy encomenda 565 AIM-9X Block II à Raytheon. A Marinha Americana (US Navy) está solicitando à Raytheon Technologies Corp. um total de 565 mísseis ar-ar guiados por infravermelho (MAA IR) de curto alcance AIM-9X Block II Sidewinder. O valor do contrato, anunciado pelo Naval Air Systems Command (NAVAIR) na semana passada, é de US$328,2 milhões e deverá ser concluído até 2024.
Oficiais do Naval Air Systems Command, com sede na Patuxent River Naval Air Station, Maryland, informaram que a encomenda ao segmento de mísseis e defesa Raytheon de Tucson, Arizona, visa adquirir o lote-21, que não só equiparão as aeronaves de combate da marinha, mas a USAF e aliados estrangeiros.
O pedido inclui: mísseis AIM-9X Bloco II e II-plus; mísseis de treinamento aéreo cativo; mísseis especiais de treinamento aéreo; recipientes de armazenamento; detectores de alvo ópticos avançados sobressalentes; unidades de orientação do Bloco II sobressalentes; unidades de orientação do Bloco II-plus sobressalentes; unidades sobressalentes de orientação de mísseis de treinamento aéreo; seções sobressalentes da direção de propulsão do Bloco I; seções sobressalentes da direção de propulsão do Bloco II; unidades eletrônicas sobressalentes do Bloco II; formadores de sistemas de eliminação de munições explosivas em sala de aula; um treinador prático de sistemas de eliminação de munições explosivas; mísseis de treinamento multiuso; tampas de cauda; recipientes para tampas de cauda; e sobressalentes ativos.
O AIM-9X equipa a maioria dos caças, caças-bombardeiros e outras aeronaves de combate americanas. O AIM-9X está entre as versões mais recentes da família de mísseis AIM-9. Entrou em serviço em 2003 com os F/A-18C Hornet US Navy e os F-15C da USAF.
Ele tem um buscador (seeker) de imagem termal de plano focal infravermelho com capacidade de off-boresight de 90 graus, possuindo controle vetorado de empuxo 3-D para maior capacidade de giro. É compatível com a grande maioria dos visores de mira acoplados a capacetes. O contrato envolve as versões mais recentes do AIM-9X, chamadas de AIM-9X Block II e AIM-9X Block II-plus, que possui a capacidade de travamento logo após o lançamento (Lock-on after launch – LOAL).
@CAS