Operação Pacific Iron 2021. Mais de 35 aeronaves de combate e aproximadamente 800 militares da Pacific Air Forces (PACAF) e do Air Combat Command (ACC) da USAF serão implantados na área de responsabilidade do Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos na segunda quinzena deste mês de julho para participar da Operação Pacific Iron 2021 que ocorre em Guam e Tinian, no arquipélago das Marianas.
Pacific Iron 2021 é uma operação de emprego de força dinâmica da PACAF para projetar forças na área de responsabilidade do USINDOPACOM em apoio à Estratégia de Defesa Nacional (NDS – National Defense Strategy ) de 2018, que determinou que os militares sejam uma força mais letal, adaptativa e resiliente. Na prática é mais uma operação presença dos Estado Unidos na região que vem se notabilizando pelas tensões, especialmente entre China e EUA.
Participarão da Operação Pacific Iron 2021 10 Boeing F-15E Strike Eagles do 389th Fighter Squadron – 366th Fighter Wing da Mountain Home AFB – Idaho e 25 Lockheed Martin F-22 Raptor do 525th Fighter Squadron – 3rd Wing da Base Conjunta Elmendorf – Richardson – Alasca e do 199th Fighter Squadron – 154th Wing – Guarda Aérea Nacional do Havaí sediado na Base Conjunta de Pearl Harbor Hickam, Havaí.
Dois Lockheed Martin C-130J Hércules da 374th Airlift Wing da Base Aérea de Yokota, no Japão, conduzirão operações de dispersão de combate em Guam e Tinian. Para apoiar o exercício aeronaves de Reabastecimento em Voo e Transporte estarão a disposição da PACAF.
Os aviadores desdobrados em apoio ao Pacific Iron 2021 conduzirão operações de combate simulado nos aeroportos locais em Guam e Tinian. Caças, aeronaves de transporte, pessoal e equipamentos de apoio necessários irão operar a partir da Andersen AFB, do Antonio B. Won Pat International Airport e do Northwest Field todos em Guam; e do Aeroporto Internacional de Tinian em Tinian. É destes locais que serão efetivadas as Agile Combat Employment operations (ACE).
A ACE é o uso de operações aéreas ágeis, visando gerar poder aéreo resiliente em um ambiente contestado. Foram projetadas para organizar, treinar e equipar os aviadores para serem mais ágeis na execução das operações estratégicas e na dissuasão do inimigo, com a projeção de força.
@CAS