
An F-15E Strike Eagle assigned to Mountain Home Air Force Base, Idaho, takes off for Atlantic Trident 17 at Joint Base Langley-Eustis, Va., April 20, 2017. The exercise aims to allow sharing and development of techniques, tactics and procedures between U.S. Air Force, French air force, and Royal Air Force frontline fighters in order to fly, fight and win in modern highly-contested environments. (U.S. Air Force Photo/Airman 1st Class Tristan Biese)

Operação Pacific Iron 2021. Mais de 35 aeronaves de combate e aproximadamente 800 militares da Pacific Air Forces (PACAF) e do Air Combat Command (ACC) da USAF serão implantados na área de responsabilidade do Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos na segunda quinzena deste mês de julho para participar da Operação Pacific Iron 2021 que ocorre em Guam e Tinian, no arquipélago das Marianas.
Pacific Iron 2021 é uma operação de emprego de força dinâmica da PACAF para projetar forças na área de responsabilidade do USINDOPACOM em apoio à Estratégia de Defesa Nacional (NDS – National Defense Strategy ) de 2018, que determinou que os militares sejam uma força mais letal, adaptativa e resiliente. Na prática é mais uma operação presença dos Estado Unidos na região que vem se notabilizando pelas tensões, especialmente entre China e EUA.

Participarão da Operação Pacific Iron 2021 10 Boeing F-15E Strike Eagles do 389th Fighter Squadron – 366th Fighter Wing da Mountain Home AFB – Idaho e 25 Lockheed Martin F-22 Raptor do 525th Fighter Squadron – 3rd Wing da Base Conjunta Elmendorf – Richardson – Alasca e do 199th Fighter Squadron – 154th Wing – Guarda Aérea Nacional do Havaí sediado na Base Conjunta de Pearl Harbor Hickam, Havaí.

Dois Lockheed Martin C-130J Hércules da 374th Airlift Wing da Base Aérea de Yokota, no Japão, conduzirão operações de dispersão de combate em Guam e Tinian. Para apoiar o exercício aeronaves de Reabastecimento em Voo e Transporte estarão a disposição da PACAF.

Os aviadores desdobrados em apoio ao Pacific Iron 2021 conduzirão operações de combate simulado nos aeroportos locais em Guam e Tinian. Caças, aeronaves de transporte, pessoal e equipamentos de apoio necessários irão operar a partir da Andersen AFB, do Antonio B. Won Pat International Airport e do Northwest Field todos em Guam; e do Aeroporto Internacional de Tinian em Tinian. É destes locais que serão efetivadas as Agile Combat Employment operations (ACE).
A ACE é o uso de operações aéreas ágeis, visando gerar poder aéreo resiliente em um ambiente contestado. Foram projetadas para organizar, treinar e equipar os aviadores para serem mais ágeis na execução das operações estratégicas e na dissuasão do inimigo, com a projeção de força.
@CAS