Colômbia incorpora o T-6C Texan II e desativa os últimos T-37B Tweet. Em 12 de julho a Força Aérea Colombiana (FAC) incorporou oficialmente as duas novas aeronaves turboélices de treinamento T-6C Texan II, recebidas em maio. Na ocasião, foi realizada a desativação dos 13 últimos jatos de treinamento Cessna T-37B Tweet, em serviço a mais de 50 anos.
Em uma cerimônia privada realizada na sede do Comando de Combate Aéreo nº 1 (CACOM-1) na Base Aérea Germán Olano em Palanquero, os dois últimos T-37B operacionais fizeram o derradeiro voo, em ala com os seus substitutos T-6C.
A FAC recebeu o primeiro lote de quinze T-37C Tweet em 1968, seguidos por mais três em 1977 e por doze T-37B em 1992. Eles operaram no Esquadrão de Caça 116 “Tango” e na Escola de Pilotos T-37, onde os alunos realizaram treinamentos avançados para obter as suas asas de piloto militar.
Ao longo desses 53 anos de serviço, os T-37B/C foram responsáveis por treinar cerca de 1.500 pilotos militares colombianos. Ao atingirem o limite da vida útil e a baixa operacionalidade pela fala de peças de reposição, gradualmente a frota foi sendo reduzida.
Com a desativação dos últimos Tweets, os futuros pilotos da Força Aérea colombiana treinarão nos modernos turboélices Beechcraft T-6C Texan II, fabricadas pela Raytheon Aircraft Company. Inicialmente a FAC estará recebendo seis unidades, que deverá ser seguido por um segundo lote de mais seis turboélices. O Texan II é a aeronave padrão para treinamento básico da USAF e de outras forças aéreas em todo o mundo, e irão melhorar significativamente a confiabilidade no treinamento e reduzir os custos de operação e manutenção.
“O país precisa de uma Força Aérea moderna para sua defesa, precisa de pilotos bem treinados, treinados e qualificados para ter em mãos o melhor instrumento de defesa da soberania nacional. Hoje oferecemos a esses jovens pilotos militares colombianos, que integrarão e desenvolverão a Força Aérea do futuro, a melhor aeronave o seu treinamento”, disse o General Ramsés Rueda Rueda, Comandante da FAC durante o evento em Palanquero.
O monomotor turboélice Beechcraft T-6C Texan II, está equipado com um motor Pratt & Whitney PT6A-68 de 1.100 HP, que confere uma velocidade de 292 nós, teto de serviço de até 31.000 pés e alcance aproximado de 1.600 quilômetros. Possui um cockpit de arquitetura aberta, com três telas LCD multifuncionais, comandos de voo no joystick (HOTAS), assentos ejetáveis Martin-Baker MkUS16LA 0/0, e Painel de Controle Integrado (UFCP). Também possui aviônicos Estherline CMC Cockpit 4000, sistema de gerenciamento de voo duplo (FMS), Head-up display (HUD), entre outros sistemas de última geração.
Entre as forças armadas que operam os Texan II estão a USAF, U.S. Navy, USMC, além das forças Aéreas da Argentina, Canadá, Grécia, Israel, Iraque, México, Marrocos e Nova Zelândia.
Fonte: FAC