RCAF paraliza modernização do CH-149 Cormorant. Segundo informações do portal de notícias canadense CBC, as negociações entre o governo do Canada e a empresa italiana Leonardo para estender a vida útil da frota de helicópteros de busca e resgate CH-149 Cormorant (AH101 Merlin) até 2040 foram paralisadas na virada deste semestre. Citando um documento vindo do governo, os custos apresentados para a atualização teriam sido considerados muito elevados, o que gerou um impasse entre as partes.
A Royal Canadian Air Force (RCAF) quer atualizar sues 14 AH-149 Cormorant, como são designado os Leonardo AW101 localmente. O objetivo é elevar as aeronaves para o mesmo padrão do novo helicóptero norueguês de busca e salvamento (SAR) AW101-612 que operar em missões de salvamento em qualquer climas (NAWSARH), além de ampliar a frota com duas novas unidades.O problema é que a proposta inicial da Leonardo excedeu em muito o orçamento previsto para o projeto. Como resultado, “as negociações com o empreiteiro foram interrompidas devido às propostas serem inacessíveis”, informou Departamento de Defesa Nacional do Canadá.
Em uma declaração à mídia, o Departamento de Defesa Nacional confirmou que tem trabalhado com Leonardo “para identificar como essas atualizações poderiam ser feitas”. O primeiro anúncio de um plano para atualizar a variante da RCAS do AW101 para o Padrão norueguês foi feita em abril de 2018 e desde então vinham sendo feitas reuniões e negociações para a formulação do contrato final.
“Após um ano de consultas, ficou determinado que Leonardo não poderia fazer a obra a um custo que respeitasse o orçamento do projeto, que é US$ 1.03 bilhão”, confirmou o Departamento de Defesa Nacional, através de um documento emitido pelo escritório do projeto Cormorant Midlife Upgrade (CMLU) da RCAF.
O departamento não indicou se a pausa pode significar a reabertura das discussões com outros fabricantes caso não seja possível chegar a um acordo com Leonardo. Tanto a Sikorsky quanto a Airbus haviam solicitado anteriormente uma competição aberta, argumentando que seus helicópteros de busca e resgate poderiam fornecer o mesmo serviço com mais eficácia. Sikorsky planejou oferecer o S-92 em uma configuração SAR enquanto a Airbus estava propondo o H225.
O Cormorant entrou em serviço entre 2001 e 2003 e tem sido atormentado por problemas de obsolescência. No comunicado, o DND reconheceu que “alguns dos sistemas de bordo já estão se tornando obsoletos e cada vez mais difíceis de suportar, incluindo motores”.
@CAS