EAU deverá realizar suporte para frota de MD530F do Afeganistão. A Força Aérea do Afeganistão (AAF) deverá receber apoio dos Emirados Árabes Unidos (EAU), depois que as forças dos Estados Unidos e da coalizão praticamente deixaram o país.
O anúncio foi divulgado em 10 de julho, pelo Presidente Ashraf Ghani durante uma reunião de segurança na província de Khost. Ainda de acordo com a mídia nacional, já estaria estabelecido um local nos Emirados Árabes Unidos, para a manutenção, reparo e revisão (MRO) da frota de aeronaves de asa fixa e rotativa da AAF.
O comentário de Ghani veio semanas depois do anúncio que os Estados Unidos havia transferido parte do suporte da frota afegã de helicópteros de ataque leve e reconhecimento MD Helicopters Inc (MDHI) MD 530F Cayuse Warrior para os Emirados Árabes Unidos, antes da retirada planejada de suas forças do país. Os dois últimos contratos de suporte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) para a frota 530F do MD AAF, listaram Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, ao lado das instalações de Cabul, como locais homologados para realizar as atividades de MRO da frota afegã.
Embora Ghani não tenha mencionado o local estabelecido para a manutenção da frota nos Emirados Árabes Unidos, a utilização de Al Ain, Abu Dhabi pelo DoD Americano, dá indícios que esta base possivelmente seguirá como local onde os helicópteros MD 530F serão revisados.
Fonte: Janes Defense