MoD do Reino Unido aposenta os Britten Norman Islander e Defender. O dia 30 de junho de 2021, marcou o último dia dos bimotores Britten Norman BN-2 na frota do 651 Squadron, da Royal Air Force (RAF), que operava duas versões diferentes designadas Islander (R1) e Defender (R2). A notícia da aposentadoria dessas aeronaves foi publicada pela Scramble Magazine.
Conforme as informações, as aeronaves ZG848 (Islander R1) e ZH002 (Defender R2), realizaram as últimas missões operacionais na Joint Helicopter Command Flying Station (JHCFS) Aldergrove, antes de serem retiradas de serviço. O próprio 651 Squadron deverá ser dissolvido em um futuro próximo.
As aeronaves Islander e Defender foram usadas na função de ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento). Originalmente, entre 1989 e 1990, sete Islander AL1 foram entregues para o Exército Britânico (Army Air Corps), exatamente no período da Primeira Guerra do Golfo, que ocorreu entre janeiro e março de 1991. Pelo menos duas aeronaves foram enviadas para missões na Arábia Saudita Arábia.
Com o início do segundo conflito no Golfo, em março de 2003, ocorreu o aumento da demanda por aeronaves ISTAR, e para suprir esta carência, o Ministério da Defesa emitiu um Requisito Operacional Urgente (UOR – Urgent Operational Requirement) para a aquisição de três aeronaves adicionais, entregues em 2004 (dois) e 2005 (um). Um segundo lote de seis Defender AL1, e uma aeronave para treinamento (designada Defender T3), foi recebido entre entre 2007 e 2011.
Além das operações no exterior, essas aeronaves foram utilizadas em missões de segurança interna, como os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e, mais recentemente, a monitoração do Canal da Mancha, em uma tentativa de impedir o tráfico ilegal de pessoas.
O 1 Flight de RAF Aldergrove tem usado os Islander em missões de segurança e vigilância na Irlanda do Norte, e deverão ser substituídos por Shadow R1 (Beech 300), operados pelo 14 Squadron da RAF Waddington, que manterá um destacamento no JHCFS Aldergrove para atender esta demanda.
Inicialmente os BN-2 foram operados pelo Advanced Fixed Wing Flight (AFWF), mais tarde repassados para o 1 Flight de RAF Aldergrove. Com a aquisição das aeronaves adicionais, em 2006 foi ativado o 651 Squadron na RAF Odiham. Dois anos depois mudou-se para a RAF Aldergrove, absorvendo as aeronaves do 1 Flight, reunindo todas as operações Islander e Defender sob uma unidade.
No total, o Reino Unido operou quinze aeronaves, sendo sete Islander R1 (ZG844 à ZG848 e ZG993 à ZG995) e oito Defender R2 (ZG996 à ZG998 e ZH001 à ZH005). Após serem retirados do uso, todos foram enviados para o aeródromo Lee-on-Solent (ex-HMS Daedalus, RNAS Lee-on-Solent), onde serão armazenados e aguardam destino.
Fonte: Scramble Magazine