• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Leonardo irá converter os Lineage ASW do Paquistão

10 de julho de 2021
Leonardo irá converter os Lineage ASW do Paquistão. Concepção artística do Sea Sultan feita pelo AIBoradPSF
Leonardo irá converter os Lineage ASW do Paquistão. Concepção artística do Sea Sultan feita pelo AIBoradPSF

Leonardo irá converter os Lineage ASW do Paquistão. Informações divulgadas hoje pela mídia do Paquistão, entre elas o AIBoardPSF dão conta que o Paquistão teria contratado a empresa de defesa italiana Leonardo para converter três jatos regionais Embraer Lineage 1000 em Long-Range Maritime Patrol Aircraft (LRMPA) com capacidade antissubmarino (ASW) para a Marinha do Paquistão. O projeto de usar o jato da Embraer para este fim já está em andamento desde o inicio de 2020, como informamos aqui.

O contrato com a Leonardo envolve a conversão de três aeronaves Lineage 1000 uma das quais já está no Paquistão, seguida do projeto, modificação, instalação e integração de um pacote de guerra anti-submarino e patrulha marítima. Os três aviões serão então introduzidos em serviço como aeronaves de patrulha denominados localmente como Sea Sultan.

Os contratos subsequentes devem elevar o número total de Sea Sultans para 10, substituindo a frota P-3C Orion de longa data do país. Sob um contrato adicional, o Grupo Paramount da África do Sul cuidará da manutenção pré-conversão, reparo e revisão geral da aeronave, antes do processo de conversão em aeronave de patrulha.

O Ministério da Produção da Defesa do Paquistão, não oficializou e também não desmentiu os contratos com a Leonardo e o Grupo Paramount. Por sua vez a Leonardo se recusou a comentar esta história, assim como o Paramount Group. Ambos se limitaram a divulgar que estes “acordos tem cláusulas de confidencialidade em seus contratos”.

Primeiro Embraer Lineage 1000 da Marinha do Paquistão.

O primeiro Embraer Lineage 1000 da Marinha do Paquistão (PN) chegou ao país no mês de março. A aeronave foi adquirida da China Southern Airlines General Aviation, onde voava com o prefixo B-3203 (c/n 19000453).

O Lineage 100 da RN foi fotografado em 28 de maio, pousando na Base Aérea de Rawalpindi (Foto: Rehan Waheed – Falcons PK).

 Um concorrência internacional foi lançada em novembro de 2020 envolvendo Leonardo, Rheinland Air Services da Alemanha e Turkish Aerospace Industries com base em sua experiência comprovada de conversão de aeronaves de patrulha marítima.

Apenas Leonardo foi selecionado por ter uma base técnica para a conversão do Lineage 1000. Isso ocorreu, principalmente, com base no radar Leonardo SeaSpray instalado na aeronave RAS 72 Sea Eagle e nos helicópteros Sea King, e nos confiáveis ​​sistemas de liberação de torpedo de origem italiana já instalados nas aeronaves de guerra anti-submarino da Marinha do Paquistão, e que certamente, são candidatos a serem instalados no Sea Sultan.

Baseado no Embraer 190BJ, o jato executivo foi escolhido pelo governo paquistanês para o Projeto Sea Sultan, que tem como objetivo substituir a frota de antigos Lockheed P-3 Orion da Marinha. O planejamento é de que até dez Lineage 1000 sejam comprados no mercado de aeronaves usadas, e submetidos a conversão como vetor de patrulha marítima de longo alcance (LRMPA – Long-Range Maritime Patrol Aircraft).

Lockheed P-3C Orion da Marinha do Paquistão (Foto: Asuspina – via Wikipedia).

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login