Leonardo irá converter os Lineage ASW do Paquistão. Informações divulgadas hoje pela mídia do Paquistão, entre elas o AIBoardPSF dão conta que o Paquistão teria contratado a empresa de defesa italiana Leonardo para converter três jatos regionais Embraer Lineage 1000 em Long-Range Maritime Patrol Aircraft (LRMPA) com capacidade antissubmarino (ASW) para a Marinha do Paquistão. O projeto de usar o jato da Embraer para este fim já está em andamento desde o inicio de 2020, como informamos aqui.
O contrato com a Leonardo envolve a conversão de três aeronaves Lineage 1000 uma das quais já está no Paquistão, seguida do projeto, modificação, instalação e integração de um pacote de guerra anti-submarino e patrulha marítima. Os três aviões serão então introduzidos em serviço como aeronaves de patrulha denominados localmente como Sea Sultan.
Os contratos subsequentes devem elevar o número total de Sea Sultans para 10, substituindo a frota P-3C Orion de longa data do país. Sob um contrato adicional, o Grupo Paramount da África do Sul cuidará da manutenção pré-conversão, reparo e revisão geral da aeronave, antes do processo de conversão em aeronave de patrulha.
O Ministério da Produção da Defesa do Paquistão, não oficializou e também não desmentiu os contratos com a Leonardo e o Grupo Paramount. Por sua vez a Leonardo se recusou a comentar esta história, assim como o Paramount Group. Ambos se limitaram a divulgar que estes “acordos tem cláusulas de confidencialidade em seus contratos”.
O primeiro Embraer Lineage 1000 da Marinha do Paquistão (PN) chegou ao país no mês de março. A aeronave foi adquirida da China Southern Airlines General Aviation, onde voava com o prefixo B-3203 (c/n 19000453).
Um concorrência internacional foi lançada em novembro de 2020 envolvendo Leonardo, Rheinland Air Services da Alemanha e Turkish Aerospace Industries com base em sua experiência comprovada de conversão de aeronaves de patrulha marítima.
Apenas Leonardo foi selecionado por ter uma base técnica para a conversão do Lineage 1000. Isso ocorreu, principalmente, com base no radar Leonardo SeaSpray instalado na aeronave RAS 72 Sea Eagle e nos helicópteros Sea King, e nos confiáveis sistemas de liberação de torpedo de origem italiana já instalados nas aeronaves de guerra anti-submarino da Marinha do Paquistão, e que certamente, são candidatos a serem instalados no Sea Sultan.
Baseado no Embraer 190BJ, o jato executivo foi escolhido pelo governo paquistanês para o Projeto Sea Sultan, que tem como objetivo substituir a frota de antigos Lockheed P-3 Orion da Marinha. O planejamento é de que até dez Lineage 1000 sejam comprados no mercado de aeronaves usadas, e submetidos a conversão como vetor de patrulha marítima de longo alcance (LRMPA – Long-Range Maritime Patrol Aircraft).
@CAS