Holanda recebe seu primeiro MQ-9A Reaper. A General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) entregou o primeiro veículo aéreo não tripulado (UAV – Unmanned Aerial Vehicle) MQ-9A Reaper de média altitude e longa resistência (MALE – Medium-Altitude Long-Endurance) para a Força Aérea da Holanda (Royal Netherlands Air Force – RNLAF) durante uma cerimônia em sua sede em Poway, na Califórnia.
No evento realizado em 7 de julho, a RNLAF recebeu além de um UAV MQ-9A Reaper do Bloco 5 (serial M001), uma estação de controle de solo (GCS – Ground Control Station).
“A Holanda agora se junta ao Reino Unido, Itália, França e Espanha como países da OTAN que passam aperar nossos UAVs. A Bélgica é o nosso próximo cliente entrar para este time”.
Linden Blue – CEO da GA-ASI.
Esta transferência ocorre cerca de seis anos e meio depois que o Departamento de Estado dos EUA liberou a venda de quatro UAVs Reaper e quatro GCSs para a Holanda em fevereiro de 2015. Além do equipamento, a aprovação também cobriu o treinamento e um período de três anos (3.400 horas de voo) pacote de suporte. O valor total da venda foi estimado em US $ 339 milhões.
Mais ou menos na mesma época em que a aprovação foi concedida, a RNLAF começou a treinar seu pessoal no uso do Reaper. Em 2 de fevereiro de 2015, militares holandeses chegaram à Holloman AFB no Novo México para treinamento. No entanto, devido a cortes no orçamento, o programa sofreu um atrasado, só sendo possível as entregas ocorrerem em 2021. Os quatro Reapers matriculados de M001 a M004, que não terão capacidade de emprego de armamento, sendo dedicados a missões ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) serão operados pelo Esquadrão 306 da Base Aérea de Leeuwarden.
@CAS