NASA vai retirar de serviço seu S-3B Viking. O último Lockheed S-3 Viking operacional no mundo está prestes a sair de cena. Isto porque a National Aeronautics and Space Administration (NASA) informou que irá desativar seu único S-3B, que atualmente serve no Glenn Research Center da NASA em Cleveland, realizando missões de pesquisa, em especial, na área de comunicações e SATCOM (Comunicação por satélite).
Adquirido da US Navy em agosto de 2004, o S-3B (s/n 3187) ex-USN BuNo 160607 foi matriculado N601NA. Ele foi adquirido junto com o S-3B (s/n 3075) ex-USN 159746, que foi matriculado N602NA, mas que porem só foi usado como fornecedor de peças para o N601NA. Na prática apenas o N601NA foi empregado, estando perto de fechar 17 anos com a NASA. A partir de 2009 com a retirada de todos os S-3 e US-3 da US Navy, o Viking da NASA passou a ser o último S-3 em serviço no mundo!
“Este é o último S-3B voando hoje em qualquer lugar do mundo”, disse Jim Demers, gerente de operações de voo de Glenn. “Tem sido um burro de carga para a NASA, mas simplesmente não podemos mais fornecer suas peças exclusivas.”
O S-3B Viking N601NA vai se aposentar sendo doado ao San Diego Air and Space Museum, na Califórnia, onde será usado para educar o público sobre seu importante papel desta aeronave na Marinha dos EUA e na NASA.
Originalmente projetado pela Lockheed Martin como uma aeronave de guerra anti-submarina, os Lockheed S-3A/B Viking cumpriram um papel importante embarcados nos porta-aviões da US Navy, que foi a única operadora deste bimotor fabricado pela Lockheed (Hoje Lockheed Martin) entre 1974 e 2009 quando foi retirado do serviço operacional. Porém, apesar de ter sido oficialmente retirado do serviço operacional em 2009, dois Vikings aposentados foram designados para o Air Test and Evaluation Squadron 30 (VX-30) para monitorar a vasta Cordilheira Marítima de Point Mugu. Após mais de 40 anos de serviço, o último par de S-3B Vikings decolou pela última vez da pista da Base Naval de Ventura County, Point Mugu, Califórnia, em 11 de janeiro de 2016.
Na NASA o N601NA foi completamente reconfigurado em 2006 para fins de pesquisa em voo. Todos os sistemas de armas foram removidos e substituídos por aviônicos civis, GPS e sistemas de comunicação por satélite para conduzir pesquisas de comunicação. Uma de suas principais contribuições foi ajudar a definir os padrões de comunicação que a Federal Aviation Administration (FAA) aplicou aos sistemas de aeronaves não tripuladas para operação segura no espaço aéreo dos Estados Unidos.
“O S-3B tem dado uma combinação para nossa pesquisa. Tem um bom desempenho onde podemos montar uma variedade de antenas; ele voa de forma constante e baixa e lenta para que possamos nos comunicar com as estações terrestres!”
Mike Jarrell – líder do projeto de Comando e Controle da NASA
Jarrell acrescenta que o S-3B realizou voos de pesquisa em todos os terrenos do espaço aéreo nacional, incluindo montanhas, colinas, sobre a água, planícies e desertos. Os resultados da pesquisa de voo deram à NASA, à FAA e a seus parceiros comerciais um caminho para criar rádios de comando e controle seguros e confiáveis, usados para comunicação do solo com sistemas de aeronaves não tripuladas.
O S-3B também realizou voos de pesquisa para monitorar o crescimento da proliferação de algas no Lago Erie e desenvolver equipamentos de imagem hiperespectral para fornecer dados mais precisos para cientistas que estudam o problema. Os imageadores hiperespectrais, montados na parte inferior da aeronave, analisam um amplo espectro de luz para identificar os tipos de proliferação de algas nocivas na água.
“O S-3B nos deu a flexibilidade de voar em diferentes altitudes para obter imagens de grandes áreas do Lago Erie e outros corpos d’água”, disse Roger Tokars, um engenheiro elíptico e óptico da NASA Glenn. “A outra vantagem foi o sistema de navegação inercial da aeronave, que nos ajudou a calibrar nosso equipamento para obtermos melhores dados de georreferenciamento.”
A pesquisa de comunicações da NASA em mobilidade aérea avançada continuará usando uma aeronave T-34 Mentor à medida que novos padrões são desenvolvidos para recomendar à Federal Aviation Administration.