Filipinas de olho no treinador KAI KT-1 Wongbee. A Força Aérea das Filipinas (PhAF) está modernizando a sua frota de combate com a aquisição de novos Embraer A-29B Super Tucano Counter Insurgency (COIN), KAI FA-50 Fighting Eagle Lead In Fighter Trainer (LIFT) e o futuro vencedor do programa Multi Role Fighter (MRF), que está entre o Lockheed Martin F-16V Viper ou o SAAB JAS-39C/D Gripen. Desta forma também surge a necessidade de uma nova aeronave de treinamento básico para a formação de pilotos que voarão nesses modernos vetores de combate.
Atualmente a frota de treinadores básicos da PhAF está baseado nos desatualizados monomotores SF-260 Warrior, produzidos nos anos 1990 pela italiana Aermacchi (atual Leonardo), e montados localmente pela Aerotech Industries. Todos os operadores de SF-360, como Brunei, Cingapura e Tailândia, já desativaram as suas aeronaves, substituindo por modernas plataformas de treinamento como o Pilatus PC-7Mk II, Pilatus PC-21 e Raytheon T-6 Texan II.
A fim de compatibilizar a disparidade de qualidade da formação dos futuros pilotos, os oficias da PhAF estariam estudando alternativas para a aquisição um novo vetor de treinamento básico. Uma frota de cerca de 12 aeronaves estaria nos planos do Ministério da Defesa das Filipinas, e o monomotor sul-coreano KAI KT-1 Wongbee estaria em primeiro lugar na lista de preferência da PhAF, que aguardaria a sinal verde do orçamento do governo.
Produzidos pela Korea Aerospace Industries (KAI), o KT-1B Wongbee seria a escolha natural para o treinamento básico dos pilotos destinados a voar nos caças FA-50 fabricados pela empresa sul-coreana, e que compõem a frota da Força Aérea das Filipinas. Antes de chegar no cockpit dos caças FA-50, os alunos passarão pela conversão para o jato, realizada nos Aermacchi S-211, mas esses futuros caçadores contarão com a experiência inicial de ter voado nos KT-1B, cuja cabine tem um layout muito similar aos FA-50.
Não são apenas aqueles que voarão o FA-50 que se beneficiarão com a aquisição do KT-1B. Os pilotos selecionados para voar no A-29B encontrariam na aeronave asiática a configuração tandem e o desempenho de um turboélice de alta velocidade, similar aos Super Tucano de fabricação brasileira, e recentemente adquiridos pela PhAF em substituição aos antigos Rockwell OV-10F Bronco COIN.
As informações sobre a aquisição dos novos vetores de treinamento básico das Filipinas carecem de informações oficiais, mas segundo a imprensa local, o fechamento deste novo contrato com a Coréia do Sul seria o positivo para o fortalecimento das relações comerciais e estratégicas de defesa entre ambos países.
@FFO