Boeing fornecerá suporte e treinamento para os P-8 da RAF. A Boeing informou nesta quina-feira (08/07), que assinou um contrato de cinco anos com o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) para treinamento de tripulantes e suporte às Aeronaves de Patrulha Marítima (MPA – Maritime Patrol Aircraft) Poseidon MRA1 da Royal Air Force (RAF).
“Nossa nova frota Poseidon continua a crescer em força e já está defendendo os interesses marítimos do Reino Unido em casa e no exterior. Este contrato com a Boeing Defense UK assegura as nossas capacidades críticas de aeronaves de guerra antissubmarino, ao mesmo tempo que cria uma empresa de treinamento local com mais de 150 empregos britânicos”, disse Ben Wallace, Secretário de Defesa.
O contrato, no valor de US$ 321,6 milhões, prevê que a Boeing fornecerá serviços de manutenção, peças e reparos, incluindo ferramentas e equipamentos de apoio em solo, bem como gerenciamento da cadeia de suprimentos e gerenciamento de estoque e serviços de aeronavegabilidade da frota P-8 da RAF.
Quanto ao treinamento, o contrato prevê uma parceria com a empresa de simuladores CAE UK, sediada em Burgess Hill, onde os pilotos da Boeing formarão instrutores de P-8A da RAF para funções de cabine, engenheiros e operadores de consoles, para atuar nas missões de treinamento e ensaio.
Esses acordos criarão cerca de 150 empregos no Reino Unido, incluindo mais de 100 na RAF Lossiemouth, no norte da Escócia. Os funcionários da Boeing já estão trabalhando ao lado do pessoal da RAF na estação em Moray, apoiando a atual frota de cinco Poseidons.
“O P-8A Poseidon traz capacidades críticas de reconhecimento para a RAF, e estamos orgulhosos de ser um parceiro confiável para ajudar a manter teinadas as tripulações da RAF. Estamos entusiasmados com o nosso crescimento na Escócia, gerando empregos altamente qualificados, além dos mais de 2.500 funcionários em todo o Reino Unido, reafirmando nosso compromisso em ajudar a fortalecer o setor aeroespacial e de defesa na Escócia”, disse Anna Keeling, Diretora-Gerente da Boeing Defense UK.
A RAF adquiriu nove aeronaves Poseidon, tendo recebido até agora com cinco unidades, com a previsão de entrega das últimas quatro programadas para o final deste ano, quando cerca de 200 funcionários da Boeing devem estar baseados na RAF Lossiemouth, em atividades de manutenção, treinamento e suporte.
A Boeing e CAE desenvolveram dois Operational Flight Trainers para os Poseidons, implantados na RAF Lossiemouth no mês passado, nas Instalações Estratégicas construídas pela Boeing, que acomodam três aeronaves Poseidon, Esquadrões e unidades de apoio à missão.
O P-8A Poseidon foi desenvolvido para missões de vigilância marítima, guerra antissubmarino e guerra anti-navio, aumentando a proteção e dissuasão nuclear do Reino Unido em conjunto com os porta-aviões da Classe Queen Elizabeth. Mais de uma dúzia de fornecedores sediados no Reino Unido produzem cerca de 5% de componentes para a frota mundial de P-8 Poseidon. A Marshall Aerospace and Defense Group construiu e entregou mais de 900 tanques de combustível auxiliares em sua unidade de produção em Cambridge.
Fonte: Boeing