Ministro da Defesa Argentino fala sobre a aviação naval. O Ministro da Defesa da Argentina, Sr. Agustín Rossi, falou ontem (06/07) sobre alguns programas da aviação naval da Armada Argentina. As informações sobre o Super Etendard Modernizé (SEM), o P-3B Orion e os SH-3H Sea King, foram repassadas em uma entrevista coletiva realizada na cerimônia de entrega da corveta ARA Robinson.
Falando sobre os cinco caças SEM comprados em 2018 da França, e recebidos em maio de 2019, o Ministro afirmou que o programa está dependendo da Armada encontrar um fornecedor de assentos ejetáveis. Os atuais dispositivos de segurança que equipam essas aeronaves, são produzidos pela empresa britânica Martin Baker, e caem no bloqueio inglês ao comércio de equipamentos de defesa para a Argentina. Rossi informou que a Armada Argentina está procurando um fornecedor alternativo no mercado, e que este problema poderá ter uma definição ainda este ano.
Questionado sobre a aquisição de dois helicópteros SH-3 Sea King para o 2º Esquadrão de Helicópteros Aeronaval da Armada Argentina, o Ministro Rossi afirmou que o processo está passando pela fase de documentação, envolvendo setores administrativos da Armada e do Ministério da Defesa. A compra desses helicópteros junto aos excedentes das forças armadas dos Estados Unidos, buscam superar as enormes limitações das capacidades de asas rotativas da instituição naval.
Finalmente, com relação aos quadrimotores de patrulha marítima Lockheed P-3B Orion, o Ministro informou que a FADeA deverá retomar os trabalhos na aeronave, matrícula 6-P-56, que está nas instalações da empresa há alguns anos. Segundo Rossi, foi resolvida uma pendência com uma empreiteira que impedia o prosseguimento das atividades de revitalização da aeronave. Desta forma, espera-se que o P-3B esteja de volta ao serviço no ano que vem, cobrindo uma lacuna existente no patrulhamento das águas territoriais argentinas.
@FFO