Queen Elizabeth cruza do Canal de Suez. Pela primeira vez o porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth (R08) da Royal Navy, cruzou o Canal de Suez. A embarcação de 65 mil toneladas e 280 metros, que lidera o Carrier Strike Group 21 (CSG21), cruzou o canal que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho, neste dia 6 de junho, dando continuidade a sua jornada iniciada em 1º de maio, quando zarpou da Base Naval em Portsmouth (HMNB Portsmouth) para seu primeiro desdobramento internacional previsto para 28 semanas.
A passagem por Suez também marca o fim da Fase 1 da comissão do CSG21, que realizou em oito semanas de mar, operações no Atlântico, Mediterrâneo e Mar Negro, interagindo com 11 nações e realizando sua primeira campanha de emprego real, na forma de sortidas dos F-35B do seu grupo aéreo embarcado contra o Daesh (Estado Islâmico).
Entre os dias 22 e 25 de junho, os F-35B do 617 Sq da Royal Air Force (RAF) e do VMFA-211 do US Marine Corps atacaram posições terroristas no Oriente Médio e Afeganistão com apoio de um E-3D da RAF, marcando a estreia do HMS Queen Elizabeth (R08) em combate.
A partir de agora inicia a fase 2, ondo o CSG21 irá visitar diversos portos no Oriente e Oceania, além realizar diversas manobras e exercícios navais com países aliados. Ao todo o Carrier Strike Group (CSG) deverá visitar mais 30 países e realizar diversos exercícios com a Índia, Japão, Cingapura e Coréia do Sul. O Queen Elizabeth também participará do Exercício Bersama Lima, que marca o 50º aniversário do acordo multinacional entre a Malásia, Cingapura, Austrália e Nova Zelândia, antes de regressar ao Reino Unido.