• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Queen Elizabeth cruza do Canal de Suez

6 de julho de 2021
 HMS Queen Elizabeth cruza o Canal de Suez rumo ao Mar Vermelho (Foto: RN).
O HMS Queen Elizabeth cruza o Canal de Suez rumo ao Mar Vermelho (Foto: RN).

Queen Elizabeth cruza do Canal de Suez. Pela primeira vez o porta-aviões britânico HMS Queen Elizabeth (R08) da Royal Navy, cruzou o Canal de Suez. A embarcação de 65 mil toneladas e 280 metros, que lidera o Carrier Strike Group 21 (CSG21), cruzou o canal que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho, neste dia 6 de junho, dando continuidade a sua jornada iniciada em 1º de maio, quando zarpou da Base Naval em Portsmouth (HMNB Portsmouth) para seu primeiro desdobramento internacional previsto para 28 semanas.

CSG21 concluiu a fase 1 da sua primeira comissão (Fonte: RN).
CSG21 concluiu a fase 1 da sua primeira comissão (Fonte: RN).

A passagem por Suez também marca o fim da Fase 1 da comissão do CSG21, que realizou em oito semanas de mar, operações no Atlântico, Mediterrâneo e Mar Negro, interagindo com 11 nações e realizando sua primeira campanha de emprego real, na forma de sortidas dos F-35B do seu grupo aéreo embarcado contra o Daesh (Estado Islâmico).

Entre os dias 22 e 25 de junho, os F-35B do 617 Sq da Royal Air Force (RAF) e do VMFA-211 do US Marine Corps atacaram posições terroristas no Oriente Médio e Afeganistão com apoio de um E-3D da RAF, marcando a estreia do HMS Queen Elizabeth (R08) em combate.

Queen Elizabeth cruza do Canal de Suez. Caças F-35B do CGS21 ao bordo do R08 com o marco ao fundo "Bem-vindo ao Egito" (Foto: RN).
Queen Elizabeth cruza do Canal de Suez. Caças F-35B do CGS21 ao bordo do R08 com o marco ao fundo “Bem-vindo ao Egito” (Foto: RN).

A partir de agora inicia a fase 2, ondo o CSG21 irá visitar diversos portos no Oriente e Oceania, além realizar diversas manobras e exercícios navais com países aliados. Ao todo o Carrier Strike Group (CSG) deverá visitar mais 30 países e realizar diversos exercícios com a Índia, Japão, Cingapura e Coréia do Sul. O Queen Elizabeth também participará do Exercício Bersama Lima, que marca o 50º aniversário do acordo multinacional entre a Malásia, Cingapura, Austrália e Nova Zelândia, antes de regressar ao Reino Unido.

Queen Elizabeth cruza do Canal de Suez. Ao fundo o acesso ao Mediterrâneo. O HMS Queen Elizabeth ruma para o Mar Vermelho (Foto: RN).
Queen Elizabeth cruza do Canal de Suez. Ao fundo o acesso ao Mediterrâneo. O HMS Queen Elizabeth ruma para o Mar Vermelho (Foto: RN).
Composição do CSG21 (Fonte: RN).
Composição do CSG21 (Fonte: RN).

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login