Bird Aerosystems completa entrega solução ASIO para a África. A empresa israelense Bird AeroSystems, informou nesta segunda-feira (05/07), que finalizou a entrega da sua solução completa de vigilância ASIO MaritimeTask Force, para um país africano não especificado.
A ASIO MaritimeTask Force oferece aos clientes uma solução integrada aéreo-naval-terrestre, que provê a vigilância marítima e costeira, patrulhamento e levantamento de fronteiras e ativos estratégicos e capacidades de monitoramento da Zona Econômica Exclusiva (ZEE). É uma solução ISR ponta a ponta que fornece informações SIGINT, COMINT, ELINT e IMINT em tempo real para vigilância marítima e terrestre em áreas amplas, bem como missões de monitoramento direcionado. É uma ferramenta de patrulha marítima e vigilância, , abrangente e flexível solução, permitindo detecção eficiente, rastreamento e interceptação de qualquer atividade suspeita no mar.
A ASIO é um sistema que inclui jatos executivos Cessna Citation CJ3, convertidos pela Bird em aeronaves de patrulha marítima (MPA), com o avançado sistema de gerenciamento de missão embarcado MSIS (Mission Management System), que também foi instalado em diversas embarcações, além do no Quartel General do Comando Naval desta nação.
O MSIS da Bird é usado para suporte operacional completo da missão, incluindo planejamento, execução, debriefing, atualizações de missão online e consciência situacional completa entre todos os segmentos dentro das forças-tarefa.
Conforme noticiamos aqui no Site da RFA em fevereiro deste ano, a Bird Aerosystems converteu pelo menos dois Cessna Citation CJ3 para a Agência de Segurança e Administração Marítima da Nigéria (NIMASA). Eles serão operados pelo 107º Grupo Aéreo Marítimo da Força Aérea Nigeriana (NAF), com sede em Benin. O primeiro jato, matrícula NAF957 (c/n 525B-0293), chegou em 12 de maio na Base Aérea de Ikeja, contígua ao Aeroporto Internacional Murtala Muhammed, em Lagos. A segunda aeronave – matrícula de testes israelense 4X-CMJ (c/n 525B-0349 ex-D-CJET Air Hamburg Private Jets), não teve a entrega confirmada.
@FFO