Embraer KC-390 realiza voo Presidencial. Pela primeira vez, desde que entrou em serviço na Força Aérea Brasileira (FAB) em setembro de 2019, o Embraer KC-390 Millenium realizou uma missão Presidencial, ou seja, como “Força Aérea 01” (FAB 01). O voo entre Brasília (SABR) – Ponta Porã (SBPP) foi realizado pelo FAB 2856 do 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) – “Esquadrão Zeus”, sediado na Base Aérea de Anápolis (Ala 2) no dia 30 de junho.
A decolagem ocorreu as 11h05 horário de Brasília, com o FAB 01 voando no FL360 (36.000 pés). Durante o voo, o FAB 01 foi interceptado por um F-5EM do 1º GDA, que fez uma saudação ao Presidente.
Além do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a comitiva incluiu entre outra autoridades o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto e o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadero do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O objetivo era inaugurar o novo sítio de radar de Ponta Porã/MS, que é vinculado ao CINDACTA II.
Normalmente as missões Presidenciais são cumpridas pelo Grupo de Transporte Especial em aeronaves VC-1 e VC-2 ou helicópteros VH-35 ou VH-36. Porém a partir de agora estas missões VIPs poderão ser feitas pelo KC-390, que de certa forma roubou as atenções na inauguração de radar de Ponta Porã. Isto porque foi empregado pela primeira vez um kit VIP na KC-390.
O kit com duas fileiras de assentos duplos (lado a lado) permite acomodar pelo menos 48 passageiros e uma configuração muito similar a de um aeronave comercial, inclusive com banheiro. Ele modelado para ser rapidamente instalado pela rampa traseira. Além dos assentos, o kit comtempla painéis e anteparos laterais, que dão mais conforto e deixam a cabine mais próxima a uma aeronave comercial.
@CAS