Espanha aprova compra de Airbus A330 MRTT para o Ejército del Aire. O Conselho de Ministros da Espanha autorizou o financiamento de três programas apresentados pelo Ministério da Defesa, visando a modernização do Ejército del Aire (EdA). Os investimentos serão executados pela Airbus, a fim de atender a projetos especiais que fortalecerão o setor aeronáutico nacional.
Entre as propostas aprovadas, está o sinal verde para a segunda fase de desenvolvimento do programa FCAS – Future Air Combat System, um projeto multinacional que envolve a Espanha, a França e a Alemanha, para a produção de um novo caça europeu de sexta geração. Com um orçamento de cerca de €113 milhões previsto para este ano, as autoridades espanholas projetam o programa proporcionará o desenvolvimento das capacidades industriais e tecnológicas estratégicas, e estimam a criação de mais de 2.000 postos de trabalho.
Foi aprovada a aquisição de três aeronaves de reabastecimento Airbus A330 MRTT para o Ejército del Aire. Esta aeronave multifuncional de transporte estratégico e reabastecimento em voo é considerada crítica para a capacidade de deslocamentos e apoio em missões de longo alcance e em apoio à parceiros e aliados. Com um orçamento aprovado de €148 milhões para 2021, estima-se que a produção destas aeronaves signifique a criação de mais de 800 empregos.
Finalmente, foi assinada a aquisição dos helicópteros Airbus H135 e H160. O projeto consiste na atualização e modernização de helicópteros e seus sistemas associados para as forças armadas e órgãos do governo. Serão adquiridos 36 helicópteros H135, sendo 18 para o Ministério do Interior, que também receberá quatro H160. Estima-se que esta autorização signifique a criação de mais de 650 empregos.
@FFO