USN aprova a produção do pod Raytheon NGJ-MB. A US Navy confirmou no dia 28 de junho que o programa Next Generation Jammer Mid-Band (NGJ-MB) recebeu a aprovação “Milestone C” (Marco C) do Secretário Adjunto da Marinha para Pesquisa, Desenvolvimento e Aquisição Frederick J. Stefany. Com esta decisão, o NGJ-MB ganhou “luz verde” para entrar na fase de produção e implantação, com o início da produção inicial de baixa taxa (Low Rate Initial Production — LRIP).
A Raytheon Intelligence & Space, fabricante do NGJ-MB, foi contratada para fornecer 15 sistemas de desenvolvimento de engenharia e manufatura (EMD) e 14 sistemas NGJ-MB de teste e certificação de voo para a USN a partir de sua instalação em El Segundo, na Califórnia.
De acordo com a Raytheon, o NGJ-MB completou com sucesso mais de 145 horas de testes em voo e mais de 3.100 horas de ensaios na câmara anecoica e testes de laboratório na Naval Air Station de Patuxent River em Maryland e na NAS Point Mugu na Califórnia.
“Estamos em fase de testes de desenvolvimento. É hora de avançar para a produção”. disse a Vice-presidente da Divisão de Sistemas de Guerra Eletrônica da Raytheon, Annabel Flores, observando:
O sistema NGJ-MB é um pod externo de interferência para missões de Electronic Warfare/Electronic Attack (EW/EA) desenvolvido pela Raytheon para equipar os Boeing EA-18G Growler da US Navy e Royal Australian Air Force (RAAF). Designado militarmente como AL/ALQ-249 ele terá como principal papel interromper, negar e degradar a defesa aérea inimiga e os sistemas de comunicação terrestre. O ALQ-249 substituirá o ALQ-99 Tactical Jamming System (TJS), que foi empregado pelos Grumman EA-6B Prowler e é atualmente utilizados pelos EA-18G.
O pod NGJ-MB é parte de um projeto de atualização da capacidade de EW do EA-18G Bloco 2, que também incluirá os pods NGJ-Low Band (LB) e NGJ-High Band (HB). Ao desenvolver três soluções NGJ separadas (baixa [LB], média [MB] e alta[HB]), a USN está procurando aprimorar e refinar os recursos de EW do Growler em cada uma das três bandas, mas de modo separadas, em oposição ao atual sistema ALQ-99 TJS, tem uma boa capacidade, mas que atua nas três bandas de frequência. Pode parecer um contraditório sair de um pod multiuso, que atua em todas as faixas para utilizar três pods cada um em uma faixa do espectro. Porém ao separar as faixas de espectro por pods especializados, a USN aposta que terá uma precisão e eficiência em missões de EW nunca antes vista.
@CAS