An-225 transporta helicópteros e militares de volta para o Reino Unido. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) anunciou em 25 de junho, que os três helicópteros Westland-Aerospatiale SA 330E Puma HC2, equipamentos e aproximadamente 50 militares, que participavam da Operação “Toral”, no Afeganistão, desde 2015, chegaram na Base da RAF Brize Norton, em Oxfordshire, a bordo de um cargueiro Antonov An-225.
“O destacamento [Puma] tem servido como parte da missão liderada pela OTAN para treinar e apoiar as Forças de Defesa e Segurança Nacional do Afeganistão, conhecidas como Missão de Apoio Resoluto. As forças armadas do Reino Unido estão atualmente em processo de retirada do Afeganistão”, informou o MoD.
Desde março de 2015, o Reino Unido havia implantado no Afeganistão, três helicópteros Puma HC2 operados pelos Esquadrões 33 e 230 na Benson Joint Helicopter Command (JHC), em substituição aos Boeing Chinooks que, desde 2014 apoiavam a Academia de Oficiais do Exército Nacional (ANAOA – Afghan National Army Officer Academy) e o Ministério de Segurança Afegão.
A Royal Air Force perdeu um Puma HC2 em outubro de 2015, em um acidente que vitimou todos os nove tripulantes a bordo. A aeronave foi substituída, para manter as operações. Durante os seis anos de implantação na Operação “Toral”, os helicópteros Pumas da RAF, voaram 12.800 horas, transportaram mais de 126.000 passageiros e 660 toneladas de carga.
No de retorno dos militares e equipamentos para o Reino Unido, a operação do Antonov An-225 em RAF Brize Norton, atraiu muita gente curiosa para ver e fotografar o gigante da Antonov Airlines na Base Aérea, em Oxfordshire. Na decolagem, o deslocamento de ar dos motores do An-225, prefixo RA-82060, acabou danificando a cerca que protege o perímetro da cabeceira 25 de Brize Norton, conforme pode se observado no vídeo abaixo.
@FFO