Turquia hospeda o Exercício Anatolian Eagle 2021. Entre 21 de junho e 02 de julho, ocorre na Base Aérea de Konya, sede da 3ª Ala (3ncu AJEÜ) da Força Aérea da Turquia (TuAF), o Exercício Internacional Anatolian Eagle 2021. Além dos anfitriões, participam das operações as forças aéreas do Azerbaijão, Qatar e Paquistão, além de uma unidade AWAC da OTAN.
O Anatolian Eagle 2021 tem por objetivo, além de estreitar os laços entre as nações envolvidas, melhorar as capacidades de operações conjuntas no padrão OTAN, em ambientes realistas, com missões terrestres e marítimas, experimentando novas táticas contra alvos estratégicos e protegidos por sistemas de defesa aérea.
Participam do Anatolian Eagle 2021:
Força Aérea do Azerbaijão (2xSU-25 e 2xMIG-29);
Força Aérea do Emirado do Qatar (4xRafale);
Força Aérea do Paquistão (5xJF-17);
OTAN/NATO (1xE-3A);
Força Aérea da Turquia (39xF-16, 2xKC-135R, 1xE-7T, 1xANKA-S, entre outras).
Durante o Anatolian Eagle 2021, pela primeira vez, será realizada a avaliação da certificação da TuAf como Força de Resposta da OTAN (NRF – NATO Response Force). Neste sentido, serão observadas a prontidão de combate e capacidade de interoperabilidade dos caças F-16, do reabastecedor KC-135R, e da Unidade de Defesa Aérea equipada com Stinger.
A Base Aérea de Konya abriga o 132º Esquadrão (132 Filo) e a equipe de demonstração aérea SoloTürk, cujos pilotos-instrutores tem grande experiência nos caças F-16C/D. Desta forma, os tripulantes dessas unidades desempenham um papel importante nos exercícios, especialmente no Anatolian Eagle 2021, onde estarão no papel de inimigos, o que aumenta a qualidade dos treinamentos.
Alguns caças F-16 da TuAf estão com a cauda e os estabilizadores vertical e horizontal pintados de vermelhos. O motivo é que durante Anatolian Eagle 2021, eles atuarão n papel de “inimigos” durante o exercício.
@FFO