Helicóptero do presidente da Colômbia atingido por tiros. O helicóptero onde viajava o presidente da Colômbia, Iván Duque, foi recebido a tiros nesta sexta-feira (25/06) quando pousava na cidade de Cúcuta, Departamento de Norte de Santander. A bordo da aeronave presidencial estavam além do presidente, o primeiro-ministro, o Ministro da Defesa e do Interior.
O Sikorsky UH-60L Black Hawk, matrícula FAC0007, foi atingido por pelo menos seis disparos de grosso calibre, enquanto aproximava para pouso no Aeroporto Internacional Camilo Daza, em Cúcuta (IATA: CUC / ICAO: SKCC), procedente da aldeia de Sardinata, fronteira com a Venezuela. Após o pouso, o presidente Duque declarou:
“Foi um ataque covarde onde se vêem buracos de bala no helicóptero presidencial. Mais uma vez reiteramos que, como governo, não vamos vacilar um só minuto, um só dia, na luta contra o narcotráfico, contra o terrorismo e contra as organizações do crime organizado que atuam no país”.
Duque disse ainda que este tipo de atos não o intimidam, e solicitou uma investigação para localizar os responsáveis pelo atentado a que foi sujeito.
“Nosso Estado é forte e a Colômbia é forte para enfrentar essas ameaças, continuaremos trabalhando todos os dias e demonstrando que o Estado está presente em qualquer parte do território. Também dei instruções muito claras a toda a equipe de segurança para ir atrás de quem atirou na aeronave e também colocou em risco a vida de outras pessoas”, completou o presidente Duque.
Conhecida como Catatumbo, a região pela qual o presidente passou nesta sexta-feira é uma das mais conturbadas do país, devido à presença de diversos grupos armados de narcotraficantes que combatem as forças armadas.
@FFO