Super Hornet da USN camuflado como Sukhoi Su-57 Felon. Um F/A-18E Super Hornet operado pelo Fighter Squadron Composite Twelve (VFC-12) “Fighting Omars”, da Marinha dos Estados Unidos (USN), recebeu uma camuflagem “agressor” similar à usada no caça furtivo de quinta geração Sukhoi Su-57 Felon, da Força Aérea da Rússia.
A aeronave recebeu a matrícula russa (bort number) “Red 12”, e as primeiras imagens foram divulgadas nas redes sociais do VFC-12 em 18 de junho, durante a cerimônia de aposentadoria do comandante da unidade, CCR Matt Runzel, realizada na Estação Aeronaval (NAS) de Oceana, Virgínia. Juntamente com o “Red 12”, um F/A-18F (biplace), bort number “Red 22”, pode ser visto em uma imagem.
O VFC-12 tem como principal função, o treinamento de combate aéreo, com aeronaves agressors realizando o papel de adversário, ou inimigo. Eles operam Hornets com camuflagens, marcas e insígnias, que simulam os padrões usados por caças russos, como Su-27, Su-30SM, Su-34 e Su-57. O objetivo é oferecer aos pilotos em treinamento, uma identificação visual muito próxima das aeronaves que poderiam encontrar, em um eventual encontro real.
A nova camuflagem do F/A-18E “Red 12”, conhecida como “White Shark” (ou “Mako”), foi utilizada em três protótipos do caça furtivo russo, T-50-5/5R, T-50-6-2 e T-50-8. Em 2019, um F/A-18D Hornet recebeu um esquema agressor pixelizado, matriculado com o bort number “Red 47”, também usado no Felon.
Recentemente os “Fighting Omars” iniciaram o processo de substituição dos seus antigos F/A-18C/D Hornet Legacy, por aeronaves F/A-18F Super Hornet Block I.
@FFO