Malásia inicia processo de aquisição dos primeiros LCA/FLIT. Em 22 de junho, o Ministério da Defesa da Malásia (MINDEF) anunciou a abertura de uma licitação internacional para a aquisição de 18 aeronaves de treinamento e combate leve (LCA/FLIT – Light Combat Aircraft/Fighter Lead-In-Trainer), destinados para a Tentera Udara Diraja Malaysia, ou Força Aérea Real da Malásia (TUDM).
Conforme a mídia local, o edital de licitação estará disponível a partir de 29 de junho, e um briefing para detalheamento será feito em 28 de julho pelo MINDEF. Todas as propostas deverão ser apresentadas até o dia 22 de setembro próximo.
Esta aquisição faz parte do plano estratégico “Capability 2055” (CAP55) da TUDM, que prevê a aquisição de 36 aeronaves LCA/FLIT em duas etapas, com as primeiras 18 unidades adquiridas a partir de 2021, e as 18 restantes a partir de 2025.
O primeiro lote deverá substituir inicialmente, oito Alenia MB-339CM (FLIT) e dez BAe Hawk Mk 108 Advanced Jet Trainer (AJT), o que significa que o lote final substituirá o restante da frota BAe Hawk Mk 208 Fighter Ground Attack (FGA).
O CAP55 prevê uma necessidade de 36 aeronaves LCA/FLIT para preencher três esquadrões da TUDM: 6 Skn “Cakra” de Labuan; 15º Skn “Pantera”, de Butterworth, ambos com aeronaves Hawk Mk108/208; e o Pulatibang 3, de Huantan, com MB-339CM.
Em recente discurso no dia da Força Aérea (01/06), o Chefe da TUDM anunciou que o 3º Centro de Treinamento de Voo (Pulatibang 3 – Pusat Latihan Terbang 3) de Kuantan deverá ser dissolvido, e as sua funções absorvidas pelo 15 Skn, que por sua vez repassará os seus Hawks para 6 Skn, assim que receber os novos LCA/FLIT.
@FFO