USAF participou de missões durante o African Lion 2021 no Marrocos. Em 16 de junho, dois F-16C Fighting Falcon da USAF, operados pela 31st Fighter Wing (31st FW), sediados na Base Aérea de Aviano, Itália, conduziram uma missão ACE (Agile Combat Employment) em Guelmim, Marrocos.
Os caças americanos voaram ao lado de F-16 Fighting Falcon da Força Aérea Real do Marrocos (RMAF), com apoio de aeronaves reabastecedoras KC-135 Stratotanker da 100th Air Refueling Wing (100th ARW), durante o Exercício African Lion 2021, e serviu para demonstrar a parceria e capacidade das operações combinadas na região.
“A chegada dos caças e do reabastecedor adicionou outro nível ao exercício. Cada voo traz uma oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros e trocar as melhores práticas para que possamos buscar melhor nossos objetivos comuns”, disse o General Jeff Harrigian, Comandante da USA para a Europa-África.
Após as missões de reabastecimento em voo, os Fighting Falcon da USAF e da RMAF conduziram missões de apoio aéreo aproximado e lançamento de bombas de 500 lb guiadas por laser, nos campos de treinamento em Guelmim.
“As equipes do African Lion estão levando o ACE ao próximo nível, ao executá-lo na África pela primeira vez. Demonstrar essas capacidades em novos locais solidifica a nossa capacidade incomparável de desdobrar rapidamente forças de combate em qualquer local”, disse Harrigian.
O African Lion 2021 é o maior Exercício anual conjunto do Comando dos EUA na África, organizado pelo Marrocos, Tunísia e Senegal. A edição deste ano, ocorreu entre 07 e 18 de junho, e envolveu mais de sete mil militares de nove nações e da OTAN, e teve como objetivo o treinamento conjunto visando a prontidão dos EUA e das nações aliadas na região. O AL21 é um exercício multi-domínio, multi-componente e multinacional, que emprega uma gama completa de capacidades de missão com o objetivo de fortalecer a interoperabilidade entre os participantes.
Fonte: US AFRICOM