• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

REVO na USAF: Bridge Tanker terá RFP em 2022

18 de junho de 2021

A KC-135 Stratotanker with the Alaska Air National Guard's 168th Air Refueling Wing flies with two F-16 Fighting Falcons from the 18th Fighter Squadron and two A-10 Thunderbolt IIs from the 355th Fighter Squadron May 29 over Alaska. The five aircraft assigned to Eielson Air Force Base, Alaska, flew in formation for the last time due to the deactivation of the 18th and 355th Fighter Squadrons. (U.S. Air Force photo/Master Sgt. Rob Wieland)

REVO na USAF: Bridge Tanker terá RFP em 2022. A KC-135 continua a ser o principal vetor de REVO da USAF. Com o contrato privado para arrendar aeronaves civis de REVO, a USAF pretende desafogar a carência por vetores de reabastecimento (Foto: USAF/Master Sgt. Rob Wieland).

REVO na USAF: Bridge Tanker terá RFP em 2022. O Air Force Life Cycle Management Center (AFLCMC) da USAF emitiu um anúncio sobre o Programa Bridge Tanker no dia 15 de junho. O programa busca aeronaves de reabastecimento em voo privadas para complementar a frota da Força Aérea, ao menos até a frota de KC-46 esteja plenamente operacional e em uma quantidade considerada ideal. O contrato a preço fixo KC-46A está limitado a 13 lotes de produção, com a última aquisição planejada em 2027 e as entregas até 2029.

O aviso visa determinar o número de empresas qualificadas, interessadas e capazes de fornecer soluções para o programa Bridge Tanker. A USAF está procurando empresas que tenham a capacidade de entregar aeronaves-tanque derivadas de aeronaves comerciais, que usem tecnologias existentes e emergentes.

A nova aeronave preencherá a lacuna para até a definição do Advanced Air Refueling Tanker, anteriormente conhecida como “KC-Z”, que deverá iniciar os estudos em 2022. Esse estudo ajudará a Força Aérea a determinar precisamente quais capacidades um futuro reabastecedor precisará para operar em campos de batalha mais disputados contra as ameaças representadas por nações como a Rússia e a China. O KC-135 completara 70 anos quando a USAF receber seu último KC-46 em 2029, e a substituição dessas aeronaves vitais na atual frota, continua a ser um fator crítico.

Os requisitos para o Bridge Tanker estão sendo definidos pelo AFLCMC e serão incorporados ao pedido de solicitação de proposta final (RFP – Request for Proposal), uma vez que seja aprovado pelo Departamento de Defesa. A Força Aérea planeja liberar a RFP final até o final de 2022. O projeto de ter aeronaves de REVO privada a serviço da USAF surgiu após a USAF decidir retirar em 2021 um total 29 aeronaves KC-135/KC-10 de operação, algo classificado pelo US TANSCOM (United States Transportation Command) como uma decisão temerária. Isto aliado aos problemas do KC-46A, abriram espaço para o Bridge Tanker, que seguirá, moldes muito parecidos com os contratos de treinamento dissimilar privado (aggressor) ofertado a US Navy e USAF. Isto é arrendamento por horas de voo. Em abril de 2020, a USAF informou que o contrato do Bridge Tanker seria alto em torno de 5.000 horas de voo/ano para dar suporte até 1.100 missões de REVO.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login