O L-1011 “Stargazer” da Northrop Grumman efetuou o seu 45º lançamento. A Northrop Grumman Corporation lançou com sucesso o Tactically Responsive Launch-2 (TacRL-2) da Força Espacial dos EUA (USSF). Conforme noticiamos em 13 de junho, o veículo orbital militar americano, foi transportado pelo foguete Pegasus XL de lançamento em voo.
O foguete de transporte Pegasus, é o primeiro veículo de lançamento espacial de desenvolvimento privado, voltado para o mercado comercial. Ele é lançado em voo, a partir de uma antiga aeronave comercial L-1011 Tristar, altamente modificada e batizado como “Stargazer”.
Fabricado pela Lockheed em 1974, o L-1011-1 Tristar, matrícula N140SC (c/n 1067), foi entregue originalmente à Air Canada (C-FTNJ), para quem voou até 1992, quando foi adquirida pela Orbital Sciences (N140SC), atual Northrop Grumman. A aeronave passou por grandes modificações para operar como uma plataforma de lançamento dos foguetes Pegasus.
A missão TacRL-2 da USSF, foi o 45º lançamento realizado pelo “Stargazer”, que decolou da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia (IATA: VBG / ICAO: KVBG), para um voo até a área de lançamento, sobre o Oceano Pacífico. No local, o Pégasus XL foi liberado em uma altitude média de 40 mil pés, para uma queda livre de aproximadamente cinco segundos, até iniciar a ignição do primeiro estágio do seu motor. No vídeo abaixo (de 2016), é possível ver como funciona o processo de lançamento.
“Este lançamento do Pegasus foi uma demonstração clara da capacidade de nossa equipe de fornecer necessidades operacionais rápidas e responsivas. A nossa equipe foi capaz de executar o projeto, integração e teste do veículo de lançamento TacRL-2 em menos de quatro meses a partir da adjudicação do contrato”, disse Rich Straka, VP de Veículos de Lançamento da Northrop Grumman.
O conceito de lançamento com resposta tática do USSF busca introduzir velocidade, agilidade e flexibilidade na empresa de lançamento, a fim de responder às mudanças dinâmicas no domínio espacial ou em um teatro operacional e inserir ou substituir ativos em órbita muito mais rápido do que os cronogramas padrão para encontrar combatentes emergentes requisitos de comando.
@FFO