Marinha do Brasil resgata tripulante enfermo de navio mercante. Em 12 de junho, o comandante do navio mercante maltês “CMA CGM RHONE”, contatou o Salvamar Sueste, reportando que um dos seus tripulantes estava com graves problemas gastrointestinais e, de acordo com uma avaliação médica, necessitava de remoção urgente para uma unidade de saúde.
O navio navegava entre o Porto de Sepetiba (RJ) e Tanger, no Marrocos, e no momento do acionamento, estava a cerca de 90 milhas náuticas (165 km) de Cabo Frio (RJ). O comandante da embarcação foi orientado a tomar proa do continente, enquanto era acionada uma aeronave de resgate da Marinha do Brasil (MB).
Desta forma, o Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) na área do Comando do 1º Distrito Naval da MB, acionou o 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (EsqHS-1), sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ).
Imediatamente o EsqHS-1 enviou a Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), um SH-16 SeaHawk, matrícula N-3033, que decolou da BANSPA com uma equipe de Evacuação Aeromédica (EVAM) a bordo.
Após o resgate do paciente do navio, o helicóptero seguiu para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), onde a equipe SAR da Capitania dos Portos (CPRJ) apoiou na transferência do enfermo para uma ambulância que realizou o traslado até um hospital no bairro de Laranjeiras.
A rapidez das ações e o profissionalismo das equipes permitiram que o enfermo fosse prontamente atendido em clínica especializada, sendo o diferencial no salvamento de uma vida.
@FFO