Kit de combate a incêndios para Airbus A400 e Embraer KC-390. A empresa européia AKKA Technologies desenvolveu um kit de combate a incêndios para instalação em aeronaves de transporte militar Airbus A400M, C295 e CN-235, bem como quaisquer outras aeronaves que possuam porta de carga traseira.
De acordo com a divisão aeronáutica da AKKA França, a implementação desta solução de baixo custo “Plug & Play”, leva menos de uma hora para ser instalada, não sendo necessárias nenhuma modificações nas aeronaves. Colocado com o auxílio de guinchos através da rampa traseira, os tanques podem ser recarregados com água em apenas dez minutos, entre cada missão.
“Estamos muito orgulhosos da equipe que desenvolveu esta solução simples, robusta e econômica. O kit foi projetado para aeronaves A400M e CASA C-235 e C-295, mas também é compatível com muitas outras aeronaves, como o C-130 Hércules, C-27J Spartan ou Embraer KC-390. A AKKA coloca toda a sua experiência histórica em aeronáutica a serviço do desenvolvimento de inovações de valor agregado dentro da indústria”, declarou Pierre-Yves Lazies, VP Aircraft Support & Operation da AKKA Technologies.
O kit é particularmente simples, porque em última análise, só depende do carregamento de um ou dois tanques de até 10 toneladas de água a bordo, de acordo com a capacidade de carga útil de cada aeronave. O A400M, por exemplo, será capaz de transportar dois tanques com a mesma capacidade, tornando-se um bombeiro capaz de lançar até 20 toneladas de água.
Em comparação, as capacidades de transporte de água nas aeronaves especializadas, como o Canadair CL-415 ou o Dash 8 Q400 MR, são da ordem de 6 e 10 toneladas, respectivamente. Com o kit da AKKA, os Airbus CN235 e o C295 serão capazes de transportar capacidades bastante semelhantes, com 5 e 6 toneladas, respectivamente.
A empresa informou que está em negociações com várias operadoras europeias para poder adicionar esta nova capacidade a algumas das suas plataformas.
@FFO