Raytheon recebe contrato bilionário para fornecer radares APG-82 para os F-15. Em 9 de junho, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) anunciou a assinatura de um contrato plurianual com a Raytheon para o fornecimento de radares AN/APG-82 para a frota de aeronaves Boeing F-15 Eagle. O contrato tem o valor total de US$ 3,1 bilhões, entretanto no momento da assinatura foi liberada apenas a primeira parcela de US$ 472 mil.
O acordo está previsto para vigorar até junho de 2036 e, além suprir as necessidades da USAF, poderá incluir clientes de exportação que desejam adquirir equipamentos para seus F-15, através do procedimento FMS (Foreign Military Sales).
Entre os potenciais clientes externos, estão Israel, que deverá adquirir pelo menos 25 novas aeronaves F-15EX Eagle II, e a Indonésia, que planeja comprar entre 16 e 18 aeronave deste modelo. Além disso, esses radares poderão servir ao Japão, que está sendo executado o programa de modernização de 98 aeronaves Mitsubishi F-15J Eagle.
Particularmente no caso da USAF, os radares equiparão os novos F-15EX Eagle II, bem como atenderá a modernização dos F-15E Strike Eagle, atualmente equipados com a versão AN/APG-70. Possivelmente Israel possa atualizar a sua atual frota de F-15I Ra’am, com os novos radares.
Os radares Raytheon AN/APG-82 são produzidos desde 2008, e foram desenvolvidos com base nas versões AN/APG-79 e AN/APG-63 (v) 3, que inclue antena de varredura eletrônica ativa AESA, e um novo sistema de resfrigeração e filtros RFTF.
@FFO