Protótipo de caça stealth chinês é visto em área de testes navais. Recentemente, observadores de assuntos militares chineses, chamaram a atenção com imagens divulgadas do mock-up do porta-aviões Type 003, situado nas instalações da China Shipbuilding Industry Corporation (CSIC), na Universidade de Ciências e Tecnologia, em Wuhan.
A imagem, sem data informada, mostra um modelo semelhante ao caça stealth Shenyang FC-31 (anteriormente chamado J-31), foi estacionado no convoo do mockup, que é usado para testes de operações de aeronaves embarcadas. Especialistas e pesquisadores em aviação militar chinesa, supõem que a fotografia seria bastante recente.
A configuração do FC-31, com estabilizadores verticais duplos em diagonal, dois motores, e cabine alta, está claramente visível na imagem, embora sua relação exata com o caça não seja clara. Na mesma fotografia, é possível ver as duas maquetes dos caças J-15 Flying Shark e do helicóptero de transporte pesado Z-18.
Conforme os especialistas, também é possível notar que a ilha do mock-up do porta-aviões foi atualizada, provavelmente para representar o terceiro, e mais novo, porta-aviões Tipo 003 da Marinha do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAN), ainda em construção.
Enquanto a evolução da construção do porta-aviões Type 003, é constantemente registrada por satélites e fotógrafos aéreos, o programa do caça FC-31 é um mistério. Existem rumores de que a plataforma do caça poderia ser usada como base de testes para sistemas furtivos dos atuais J-15 da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAN), que deverá ter uma versão naval para operar embarcada nos porta-aviões, Liaoning e Shandong.
No ano passado, o Pentágono encaminhou para o Congresso Americano um relatório sobre os desenvolvimentos militares chineses. No documento, os oficiais salientam o desenvolvimento do FC-31/J-31 para exportação, ou como futuro caça naval para a próxima classe de porta-aviões.
O projeto do Shenyang FC-31 é conhecido no ocidente desde o início de 2010, e suas grandes semelhanças com os caças americanos de quinta geração, F-22 Raptor e F-35 Joint Strike Fighter, chamaram muito a atenção dos EUA. Dois anos depois, ele apareceu pela primeira vez som a designação J-31. Mais recentemente, a designação foi alterada para FC-31, aplicada para as versões de operação terrestre de exportação. Especula-se que a variante naval poderia receber a designação J-21 ou J-35.
O fato é, que depois de anos sem quaisquer notícias sobre o desenvolvimento do caça naval stealth FC-31, esta imagem é um sinal de que o programa chinês estaria em uma fase avançada de testes de operações embarcadas.
@FFO