Aliança para desenvolvimento de operações UAS no Ártico. A Insitu, uma subsidiária da Boeing, anunciou em 08 de junho, uma aliança estratégica com as empresas norueguesas Robot Aviation e Andøya Space, para o desenvolvimento de operações com Sistema de Aéreos não Tripuladas (UAS – Unmanned Aircraft System) no Ártico e no Extremo Norte do planeta.
A aliança oferecerá produtos e serviços otimizados para os ambientes hostis, especialmente ao norte do Círculo Polar Ártico, onde muitos aliados da OTAN e da Cooperação Nórdica de Defesa (NORDEFCO – Nordic Defence Cooperation) operam.
“Esta aliança reúne o melhor da Noruega e dos Estados Unidos. Andøya Space tem um know-how de seis décadas de operações espaciais, de defesa e UAS no Extremo Norte, e a cooperação com a Robot Aviation e a Insitu ajudará a construir e fortalecer a comunidade UAS norueguesa”, disse Gunnar Jan Olsen, Presidente da Andøya Space Defense.
“Esta aliança fortalece nossa presença e compromisso com os clientes existentes e futuros, aumenta nossa capacidade de apoiar a crescente comunidade de usuários de UAS na região do Ártico”, disse Niklas Nyroth, CEO da Robot Aviation.
A aliança também buscará colaborar com outras empresas com ideias semelhantes, instituições de pesquisa e organizações acadêmicas que possam agregar valor à economia no norte da Noruega.
“Nossa aliança com a Andøya Space and Robot Aviation é sobre o crescimento sustentável de uma cadeia UAS. Aspiramos servir o Ártico e o Extremo Norte promovendo a cooperação entre os setores comercial, de defesa e acadêmico em toda a região”, disse Dave Funkhouser, Executivo de Investimento Global da Insitu para o Norte da Europa.
As empresas planejam trabalhar juntas em diversos projetos nos setores de defesa e comercial a partir do final deste ano.
@FFO