MiG-29 da Força Aérea Búlgara desapareceu no Mar Negro. Um MiG-29A da Força Aérea Búlgara (BVVS – Bulgarski Voenno Vzdushnu Sili), caiu no Mar Negro nesta quarta-feira (09/06), por volta das 00h45 (local). A aeronave, matrícula “39” (à confirmar), participava de uma missão de ataque noturno, como parte do Exercício Shabla 2021. O piloto está desaparecido.
Logo após a perda de comunicação e o desaparecimento dos radares, foi ativada uma operação de Busca e Resgate (SAR), envolvendo helicópteros, drones e embarcações da BVVS, Marinha Búlgara, Polícia de Fronteira e o Comando de Operações Especiais Conjuntas. De acordo com fontes locais, apenas um colete salva-vidas foi encontrado ao amanhecer.
O MiG-29 decolou da Base Aérea Graf Ignatievo (ICAO: LBPG), região central da Bulgária, para realizar a missão de ataque noturno, como parte do Exercício Shabla 2021. Três MiG-29 da Força Aérea da Sérvia (SAF), também estão na Bulgária, participando do exercício.
O Exercício Multinacional Shabla 2021, ocorre entre 07 e 11 de junho na Base Aérea Graf Ignatievo. Com mais de dois mil militares envolvidos, o exercício reúne as Forças Armadas da Bulgária, Sérvia e Estados Unidos, que realizam operações de combates aéreos e terrestres. Com o acidente do MiG-29 búlgaro, o exercício foi temporariamente suspenso.
Em uma entrevista, o ex-ministro da Defesa, Krassimir Karakachanov, disse que “a comissão de investigação foi designada pela Aeronáutica e fará o trabalho, porque tudo agora é pura especulação. O piloto era experiente, mas voar à noite é um exercício extremamente difícil”, disse o ex-ministro.
Atualmente a BVVS possui doze MiG-29, sendo três são MiG-29UB biplace, todos operados pelo 1/3 Esquadrão de Caça (1/3 Iztrebitelna Avio Eskadrila), da 3 Base de Caça (3.IAB – 3 Iztrebitelna Aviacionna Basa), de Graf Ignatievo.
@FFO