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Força Aérea Colombiana recebeu os dois primeiros T-6C Texan II

8 de junho de 2021
Força Aérea Colombiana recebeu os dois primeiros T-6C Texan II. Imagem do FAC 2351 ainda com registro civil de testes (Foto: via Redes Sociais).

Força Aérea Colombiana recebeu os dois primeiros T-6C Texan II. Durante a primeira quinzena do mês de maio, a Força Aérea Colombiana (FAC) recebeu dois Beechcraft T-6C Texan II. As aeronaves, matriculas FAC 2350 e FAC 2351, chegaram ao país em 07 e 13 de maio respectivamente.

A FAC não divulgou oficialmente quantos T-6C Texan II planeja comprar, mas este lote inicial envolve a aquisição de três unidades, em um contrato no valor de US$ 28,7 milhões. O terceiro avião (FAC 2352), foi registrado em voos de testes na região da fábrica da Beechcraft, em Wichita.

Conforme registros dos sites de monitoramento online, os novos Texan II colombianos realizaram voos de translado de três dias. Decolaram do Aeroporto Beech Factory, Wichita, Kansas (IATA: BEC / ICAO: KBEC), onde fica a fábrica da Beechcraft, seguindo para o Aeroporto Regional de Abilene, Texas (IATA: ABI / ICAO: KABI); Aeroporto Internacional de Brownsville, Texas (IATA: BRO / ICAO: KBRO); Aeroporto Internacional de Veracruz, México (IATA: VER / ICAO: MMVR); Aeroporto Internacional de Tapachula, México (IATA: TAP / ICAO: MMTP); Aeroporto Internacional de Liberia, Costa Rica (IATA: LIR / ICAO: MRLB); Aeroporto Internacional Panamá Pacífico, Panamá (​IATA: BLB, ICAO: MPPA); e finalmente o Aeroporto Internacional El Dorado (IATA: BOG / ICAO: SKBO).

Registro do último trecho do voo de translado do FAC 2351 em 13 de maio (Fonte: ADSB Exchange).

Os novos aviões já estão sendo operados na Escola Militar de Aviação “Marco Fidel Suárez”, do Comando de Combate Aéreo nº 1, com sede em Puerto Salgar, Cundinamarca, onde substituirão os jatos Cessna T-37 “Tweet”, em voos de instrução avançada dos pilotos militares colombianos.

Atualmente, o Esquadrão de Combate 116 “Tango” possui cerca de meia dúzia de Cessna T-37, cujas células estão chegando próximo dos cinquenta anos, e vem sofrendo com a baixa disponibilidade operacional devido às frequentes panes. Os jatos “Tweet” são responsáveis pelo treinamento avançado dos pilotos oriundos da Escola de Aviação Militar, onde os alunos passaram pela instrução básica nos treinadores T-41 “Mescalero” (Cessna 172) e T-90 “Calima”‘ (Lancair Legacy FG).

O monomotor turboélice Beechcraft T-6C Texan II, está equipado com um motor Pratt & Whitney PT6A-68 de 1.100 HP, que confere uma velocidade de 292 nós, teto de serviço de até 31.000 pés e alcance aproximado de 1.600 quilômetros. Possui um cockpit de arquitetura aberta, com três telas LCD multifuncionais, comandos de voo no joystick (HOTAS), assentos ejetáveis ​​Martin-Baker MkUS16LA 0/0, e Painel de Controle Integrado (UFCP). Também possui aviônicos Estherline CMC Cockpit 4000, sistema de gerenciamento de voo duplo (FMS), Head-up display (HUD), entre outros sistemas de última geração.

Entre as forças armadas que operam os Texan II estão a USAF, U.S. Navy, USMC, além das forças Aéreas da Argentina, Canadá, Grécia, Israel, Iraque, México, Marrocos e Nova Zelândia.

@FFO

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