Polícia Militar do MS apreende R44 com 250 quilos de cocaína. O Batalhão da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul (BPM/MS) do Vale do Ivinhema, através do Pelotão da Força Tática, apreendeu um helicóptero com 250 kg de cocaína no Município de Batayporã (MS), cerca de 310 km da capital Campo Grande.
Atuando sob coordenação do Comando de Policiamento da Área 1 (CPA-1), na manhã de 03 de junho, policiais militares da Força Tática (FT) do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), que integram a Operação Hórus, , apreenderam um helicóptero Robinson R44 Raven II transportando drogas.
A aeronave, registro PP-LLL (c/n 13052), foi interceptada pelos policiais enquanto pousava para reabastecimento de combustível, na fazenda Garça III, em Batayporã, em uma área conhecida como “100 Alqueires dos Paraguaios”.
No local, um homem aguardava em uma caminhonete para prestar apoio em solo da aeronave. Quatro pessoas foram presas, três tripulantes da aeronave e o indivíduo do veículo de apoio, todos brasileiros. No interior do R44 foi localizado 250 kg de cocaína, avaliada em cerca de R$ 7 milhões. Conforme a PM/MS, a droga foi adquirida na fronteira, e tinha como destino o Estado de São Paulo.
O Comando do Batalhão esteve coordenando a Operação através do Pelotão de Força Tática. Um piloto do Batalhão de Aviação da PM/MS que estaria se deslocando para pilotar realizar o translado da aeronave apreendida, não pôde realizar o voo. Restrições da ANAC por conta de falta de revisões obrigatórias, impediram a aeronave de seguir voando, sendo transportada por via rodoviária para a custódia do 8º BPM, onde passará por perícia.
Esta é foi a segunda vez que a Equipe da Força Tática apreendeu aeronave transportando cocaína na região do Vale do Ivinhema. Em agosto do ano passado, um avião com mais de meia tonelada de drogas, foi apreendido na área.
A operação da última sexta-feira, contou com apoio de 15 policiais militares e cinco viaturas do 8° BPM de Nova Andradina (MS).